24/02/2023 às 15h18min - Atualizada em 25/02/2023 às 00h00min

Receita apreende lixo hospitalar no Porto de Suape, em Pernambuco

Material veio de Portugal e foi declarado como plástico PVC. No entanto, a carga era de dispositivos para medicação intravenosa, mangueiras e bolsas de sangue.

Agência Brasil
https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-02/receita-apreende-lixo-hospitalar-no-porto-de-suape-em-pernambuco



A Receita Federal apreendeu um contêiner com cerca de 15 toneladas de lixo hospitalar importado no Porto de Suape, na Grande Recife, em Pernambuco.



O caso aconteceu na semana passada, mas só veio à tona nesta semana. Dentro do compartimento foram encontrados dispositivos utilizados em medicações intravenosas, mangueiras e bolsas para sangue; além de outros objetos.



Notícias relacionadas:

O material trazido de Portugal havia sido declarado pelo importador como polímeros de cloreto de vinila, também conhecido como plástico PVC. No entanto, após vistoria conjunta da Receita Federal e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a mercadoria foi caracterizada como resíduo de material hospitalar. A importação desse material não é autorizada no Brasil.



Por isso, a mercadoria continua apreendida pela Receita no Porto de Suape e ficará no local até que o importador seja intimado a providenciar a devolução do material ao exterior.



Ouça na Radioagência Nacional





Em 2021, a Receita Federal já havia apreendido 20 toneladas de lixo hospitalar também no Porto de Suape e também vindas de Portugal. No mesmo ano, outros 60 contêineres com lixo hospitalar foram localizados no Porto de Santos, em São Paulo. Dessa vez, a carga havia sido trazida dos Estados Unidos.



Os nomes das pessoas e das empresas envolvidas não foram informados, por causa do sigilo fiscal.




Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-02/receita-apreende-lixo-hospitalar-no-porto-de-suape-em-pernambuco
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp