11/02/2023 às 15h17min - Atualizada em 11/02/2023 às 15h17min

Prefeitura de Cocal do Sul firma parceria com a Casa Guido

O objetivo é promover o diagnóstico precoce de crianças e adolescentes

Por Redação Engeplus
foto Divulgaçao

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima mais de sete mil novos casos de câncer infanto-juvenil por ano até 2025. Mas, apesar disso, o INCA também considera que a mortalidade por câncer irá cair nos próximos anos. E tendo em vista a preocupação com essa causa, em especial em crianças e adolescentes, a Prefeitura de Cocal do Sul (por meio das secretarias de saúde, educação e ação social), firmou parceria com a Casa Guido, de Criciúma, para promover o diagnóstico precoce e ampliar o debate sobre o assunto.

Nesta semana, os profissionais da Educação passaram por uma capacitação acerca do tema, que foi promovida pelo coordenador do programa de diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil, Schneider Neves, e pela odontologista, Juliana Milioli, especialista em doença graves.

 

De acordo com dados do Inca, o câncer ainda é a doença que mais mata crianças e adolescentes de 1 a 19 anos no Brasil. Dessa forma, o objetivo desta parceria é oferecer aos alunos da rede municipal de ensino o diagnóstico precoce, mudando essa realidade através de capacitação dos profissionais da educação, para que possam identificar possíveis sinais e sintomas.

Segundo Schneider, quando o diagnóstico é confirmado com a doença já avançada, há 30% de chance de cura, no entanto quando o diagnóstico é precoce a chance de cura é de 80%. Durante o encontro, os profissionais da educação receberam um material com todos os sinais e sintomas, além de uma palestra sobre o tema, visto que estes profissionais passam grande parte do dia a dia junto às crianças e adolescentes. Além disso, os profissionais da saúde e ação social também serão capacitados.

“Estamos na campanha do ‘fevereiro laranja’, de combate à leucemia, e dia 15 de fevereiro é o Dia Nacional de Combate ao câncer infanto-juvenil, dessa forma demos início a esse projeto neste mês, com a capacitação dos profissionais da educação, saúde e ação social, para que juntos possamos prevenir esta doença e também visando o diagnóstico precoce”, declara a secretária de Saúde do município, Glícia Pagnan.

Confira alguns sinais e sintomas:

Caroço em qualquer parte do corpo;

Febre prolongada sem causa definida;

Palidez, fraqueza ou perda de apetite;

Emagrecimento involuntário;

Aumento progressivo da barriga;

Reflexo branco no centro do olho (possível ver nas fotos com flash);

Inchaço das pernas ou braços acompanhado de dor;

Irritabilidade, agressividade ou desânimo sem motivos;

Aumento significativo de um dos olhos;

Manchas roxas ou pontos vermelhos espalhados pelo corpo com sangramento, sem cortes ou batidas;

Anemia com dor nas pernas;

Dor de cabeça com vômito pela manhã.

Sobre a Casa Guido

Há 10 anos, a Casa Guido e sua equipe multidisciplinar oferecem assistência integral a crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer. Nela, o paciente e sua família recebem alimentação, hospedagem, auxílios sociais, atendimento psicossocial e jurídico, além do apoio necessário para o tratamento.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp