Criciúma recebe neste sábado (27), das 8h às 17h30, a etapa catarinense da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que ocorre no Colégio Satc. Competição terá a participação de 22 equipes compostas por estudantes os Ensinos Fundamental e Médio de todo o estado. O evento é aberto ao público e a entrada é gratuita.
A etapa faz parte da modalidade prática da Olimpíada que contará com a participação de 120 alunos. Durante a disputa, os participantes devem montar e programar robôs capazes de realizar, em um ambiente simulado, o resgate de vítimas em um cenário de desastre. "A competição tem como foco principal, avaliar as habilidades dos alunos por meio de um robô autônomo seguidor de linha. Toda a montagem, programação, desenvolvimento e ajustes dever ser realizados pelos estudantes, estimulando o senso crítico e raciocínio lógico", explica a organizadora do evento e coordenadora das Tecnologias Aplicadas do Colégio Satc, Andreia Mariot Scarduelli.
Além de ser sede do evento, o Colégio Satc participará da disputa com 20 alunos. "A Olimpíada estimula os estudantes a conhecerem mais e a explorarem a tecnologia. Para nós é gratificante poder apoiar iniciativas como essas, que incentivam os adolescentes colocarem suas habilidades em prática e trocarem conhecimento com os outros alunos", destaca a diretora do Colégio Satc, Izes Machado Beloli.
Das 22 equipes que participarão da etapa estadual em Criciúma, apenas a primeira colocada irá representar o estado de Santa Catarina na OBR Nacional, que será realizado de 17 a 22 de outubro, em São Bernardo do Campo (SP).
A entrada de acesso para a competição será pelo estacionamento dois da instituição, pela Rodovia Governador Jorge Lacerda.