09/06/2022 às 15h15min - Atualizada em 09/06/2022 às 15h15min

​Cocal do Sul participa do Programa penso, logo destino

Programa conscientiza a população para o descarte correto de resíduos sólidos como pneus e remédios

Ester Leopoldo
Pensando no meio ambiente e em diminuir a quantidade de resíduos descartados, o Governo de Cocal do Sul, em parceria com o Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), e o Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos (CIRSURES), firmam uma parceria para participar do Programa Penso, Logo Destino (PLD). O programa visa conscientizar a população para o descarte correto de resíduos sólidos e incentivar a logística reversa nos municípios, principalmente os menores de 25 mil habitantes que não conseguem ter determinados tipos de resíduos recolhidos, como pneus e remédios.

A ação de retirada dos pneus inservíveis de locais abertos e a destinação correta é um fator importante para ajudar a evitar a disseminação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti. O CIRSURES estará intermediando este projeto.

Nesta semana, a Fundação municipal do Meio Ambiente (Fundac) esteve na capacitação. “Iremos firmar algumas parcerias com as unidades gestoras para estar colocando coletores em determinados pontos do município”, explica a diretora da Fundac, Karla Pezente de Sousa. “Vamos expandir este projeto para incentivar a logística reversa e aumentar cada vez mais a conscientização desse tipo de resíduos que não podem ir para o aterro e que podem voltar para a indústria de alguma forma”, completa. Atualmente, o município de Angelina é referência na gestão de resíduos.

Entenda o Programa Penso, Logo Destino  

O projeto tem o intuito de conscientizar e envolver a população catarinense para o descarte correto de resíduos sólidos, tornando Santa Catarina o primeiro estado brasileiro a fazer a articulação da Logística Reversa.  O PLD atua como um mediador entre comerciantes, administrações municipais e a população para promover. A iniciativa foi idealizada pela Coordenadoria Regional do IMA em Florianópolis, contendo três fazes, sendo elas: Logística Reversa; Estruturas para a Implantação da Coleta Seletiva e Resíduos Orgânicos. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp