11/02/2022 às 09h47min - Atualizada em 11/02/2022 às 09h47min
SC-442: Justiça determina a retomada das obras
O secretário de infraestrutura e mobilidade de SC, Thiago Vieira, esteve em Cocal do Sul nesta quinta-feira (10). Em reunião com o prefeito, Fernando de Fáveri, os dois trataram também sobre o Anel de Contorno Viário.
Enio Biz
87 News
Fotos: Julio Cavalheiro / Secom As obras de pavimentação da SC-442, rodovia que liga Cocal do Sul a Morro da Fumaça, via Estação Cocal, serão retomadas. Os trabalhos estão suspensos desde o dia 27 de janeiro, após um impasse com um proprietário de um terreno, no trecho de Morro da Fumaça. A justiça foi quem determinou a volta da execução da obra.
O prefeito de Cocal do Sul, Fernando de Fáveri, recebeu no fim da tarde desta quinta-feira (10) a visita do secretário estadual de infraestrutura e mobilidade, Thiago Vieira.
“O trecho em Morro da Fumaça teve um problema com a rede ferroviária, porém, já foi resolvido. O problema maior foi em uma propriedade particular onde, desde o início da obra, o dono não aceitava que os trabalhos passassem pelo terreno. Portanto, a justiça determinou que o Deinfra execute a obra, inclusive, com a Polícia Militar entrando no terreno particular. Isso porque o interesse público sobrepõe o interesse privado, ou seja, a estrada é para todos. Indeniza-se, tudo dentro da lei, e o proprietário terá que abrir as porteiras, por bem ou por mal, e deixar a turma trabalhar. A justiça foi favorável a continuidade da obra”, explica o prefeito.
Já no trecho de Cocal do Sul, o impasse está em frente a balança da empresa Eliane, onde falta a transposição de um cano. A empresa comprometeu-se a realizar o encanamento até o próximo dia 20. “Essa parte concluída, no dia seguinte, no dia 21, a Setep reinicia os trabalhos. Em 60 ou 70 dias os trabalhos no trecho de Cocal do Sul estarão concluídos”, frisa Fernando de Fáveri.
Anel de Contorno Viário de Cocal do Sul
Outro assunto tratado entre prefeito e secretário de infraestrutura e mobilidade de Santa Catarina foi o Anel de Contorno Viário de Cocal do Sul. O edital de licitação foi assinado no dia 14 de janeiro deste ano, pelo governador Carlos Moisés da Silva.
“No dia 20 deste mês devem abrir as apresentações das propostas das empresas interessadas em executar a obra. Provavelmente no final do mês iremos conhecer a empresa vencedora”, informa o prefeito de Cocal do Sul.
O projeto apresenta a duplicação da SC-108 de Urussanga até a comunidade do Rio Galo, em Cocal do Sul. O Anel de Contorno Viário inicia no Rio Galo até o trecho de Criciúma, nas proximidades da AABB (apenas referência), seguindo com a duplicação até Criciúma. “Serão 16 quilômetros e um investimento de R$ 200 milhões. Com a SC-442 e o Anel de Contorno Viário, a mobilidade urbana de Cocal do Sul vai melhorar, o nosso trânsito vai fluir e novas riquezas poderão chegar e sair do município através dessas duas importantes obras”, finaliza.