14/01/2022 às 21h27min - Atualizada em 15/01/2022 às 00h00min

Governo prorroga presença da Força Nacional de Segurança na Amazônia

Prazo de atuação se estenderá por mais um ano. Emprego da Força Nacional de Segurança será em apoio ao Ibama em ações de fiscalização e repressão a crimes ambientais.

Agência Brasil
https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2022-01/governo-prorroga-presenca-da-forca-nacional-de-seguranca-na-amazonia

O governo federal decidiu prorrogar, por mais um ano, a presença da Força Nacional de Segurança Pública na Amazônia Legal. A decisão consta em portaria assinada pelo ministro da Justiça, Anderson Torres, e publicada na edição desta sexta-feira (14) do Diário Oficial da União. O novo período de atuação vai de 14 de janeiro de 2022 até 13 de janeiro de 2023.

 

Pela portaria, o emprego da Força Nacional de Segurança será em apoio ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) nas ações de fiscalização e de repressão ao desmatamento ilegal e demais crimes ambientais, além combate aos incêndios florestais e queimadas. 



A portaria também define que o contingente a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pela diretoria da Força Nacional, vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. A operação também terá o apoio logístico do Ibama, que deverá dispor da infraestrutura necessária à Força Nacional.



Ao todo, nove estados compõem a Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins (139) e parte do Maranhão, abrangendo um total 772 municípios. A Amazônia Legal ocupa pouco mais de 5 milhões quilômetros quadrados (km²), correspondentes a cerca de 58,9% do território brasileiro, que tem 8,5 milhões de km².




Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2022-01/governo-prorroga-presenca-da-forca-nacional-de-seguranca-na-amazonia
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp