08/01/2022 às 09h53min - Atualizada em 08/01/2022 às 09h53min
História de Cocal: Centenário de falecimento de Ferdinando Furlan
Evandro Carlos Rodrigues - 87 News
José Aldo Furlan
O dia 01 de janeiro de 2022 marcou o centenário do falecimento de Ferdinando Furlan, um dos primeiros colonizadores das terras de Aciolly de Vasconcelos, que depois passou a ser Distrito de Cocal, que deu origem a cidade de Cocal do Sul.
Ferdinando Furlan nasceu no dia 04/06/1864 na cidade de Monte Belluna, Treviso, Itália, onde se casou com Cizira Maria Zamprogno, em 27 de maio de 1891, com quem teve 13 filhos: Páscoa, Tereza (I), Tereza (II), Irene, Raquele, Joana, Rosa, Amália, Zeferino, Antônia, Angelina, Luiz e Anita.
No mesmo dia em que se casaram, Ferdinando e Cizira embarcaram em um navio e vieram para o Brasil, onde se estabeleceram residência as margens do Rio Cocal, onde mais adiante se tornaria a atual Cocal do Sul.
Ferdinando foi juiz de paz por vários anos e fez parte do corpo de jurados da Comarca de Tubarão.
Por volta de 1900, fundou o primeiro coral da igreja de Cocal, sendo formado por ele e por Ferdinando Furlan, Giovane Dal Ponte, Giovane Zilli, Giovane de Bona Sartor, Bernardo da Rolt, Pietro Burigo, Franciesco Dallo, Angelo Peruchi, Giuseppe Peruchi, Giuseppe Oselame.
Pouco antes de completar 58 anos de idade, faleceu em decorrência de um infarto, quando saia da igreja, após ter cantado na missa de 1º do ano, em 1922. Ferdinando saiu da igreja a cavalo, porém no caminho para casa, em frente ao antigo cemitério, sofreu o infarto. Foi encontrado ainda com vida, mas acabou não resistindo. Seu corpo foi velado na primeira igreja de Cocal.