O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) emitiu a Licença Ambiental de Instalação (LAI) para a Linha de Transmissão de Energia Elétrica da Coopercocal no município de Cocal do Sul. A LAI é a segunda de três licenças ambientais obrigatórias e autoriza o início das obras do empreendimento que possui investimento de aproximadamente R$ 15 milhões.
A Linha de Transmissão 69KV de propriedade da cooperativa possui conexão direta à Rede Básica de Transmissão pertencente à Eletrosul, diretamente conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
Vale destacar que a obra é de extrema necessidade, não apenas para a cooperativa, mas para o desenvolvimento do município, para a população e para os empresários, que poderão usufruir de energia de qualidade em maior quantidade e melhor preço, abrindo portas para a migração de novas empresas; geração de emprego e receita para os municípios da área de atuação.
“Santa Catarina está se preparando para a retomada econômica no pós-pandemia e a oferta de energia é uma das prioridades, pois representa segurança para a ampliação de investimentos e a vida de novas empresas. Cocal do Sul tem um grande potencial econômico, tendo já grandes empresas instaladas, e agora novos projetos, que irão ampliar a capacidade de emprego e desenvolvimento da região”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon.
A taxa média de crescimento da demanda da Coopercocal foi de 7,1% nos últimos 10 anos, sendo que a demanda máxima total utilizada em 2020 pela cooperativa foi de 22 mega whatts (MW) assim, com a instalação da nova LT 69KV a garantia de energia para as próximas décadas fica garantida para área de atuação da Coopercocal. “O licenciamento ambiental para a linha de transmissão representa um passo importante para que a região possa contar com mais qualidade, segurança e capacidade de expansão da rede elétrica respeitando as normas e os regramentos ambientais exigidos para essa modalidade”, reforça o presidente do IMA, Daniel Vinicius Netto.
Com a liberação da LAI, a previsão é que o empreendimento comece a instalação ainda este ano, com prazo para conclusão e conexão até março de 2023.
“Estávamos aguardando apenas esta liberação para darmos início a obra. Com esta linha de transmissão nós vamos ter preço, mais qualidade e quantidade de energia, para o empresário isso é tudo”, comemora o presidente da Coopercocal Altair Lorival de Mélo.
A Cooperativa também já está em estudos avançados para diminuir o custo da energia através da migração da compra de energia para mercado livre, que é uma ferramenta existente no Brasil onde as grandes empresas e as distribuidoras de energia podem comprar energia de qualquer parte do país através de leilão.
Nos últimos 8 anos a Coopercocal investiu mais de 30 milhões em melhorias de distribuição de energia, estrutura física e trabalho social.