13/09/2019 às 10h30min - Atualizada em 13/09/2019 às 10h30min

Comarca de Forquilhinha, no sul do Estado, encerra edição do projeto Escola de Pais

TJSC

A comarca de Forquilhinha, no sul do Estado, promoveu na noite de quarta-feira (11), a conclusão das atividades do projeto "Escola de Pais" no bairro Santa Cruz. O evento também contou com uma apresentação de crianças do CEI Pequenos Pensadores. Nos últimos cinco meses, em encontros semanais, os moradores realizaram debates e receberam orientações sobre as dimensões da realidade familiar e suas contextualidades, que atuam diretamente na formação do cidadão e suas relações interpessoais na sociedade. 

A iniciativa foi idealizada pela oficiala da Infância e Juventude, Anaira Zapelini, e pela coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Joseane Nazário e capacita pais e responsáveis de crianças e adolescentes, educadores e a comunidade em geral. Entre os temas abordados estão os conceitos e transformações das famílias, o papel dos pais e responsáveis, ética, comunicação não violenta, violência, dependência química, gravidez na adolescência, redes sociais, acolhimento e planejamento familiar. 

Na opinião de Anaira, em relação a problemática do bairro, é fundamental a interação com a comunidade. "Como oficiala da infância, atuando em procedimentos de apuração de ato infracional e muitos casos de dependência química, a prevenção por meio da educação dos pais e responsáveis é primordial, pois o princípio da inércia está claramente mitigado pelo Direito da Infância e Juventude. É privilegiar a prática efetiva de transformação da realidade em detrimento de atividades exclusivamente especulativas. Chegar até o bairro, com informação e alternativas concretas, é um dos passos para mudança", destaca.

Além do Poder Judiciário, também participaram do projeto a OAB, Ministério Público, Polícias Civil e Militar e o Governo Municipal, através do CREAS, CRAS, secretarias de educação, saúde, assistência social, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas e Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp