10/10/2021 às 14h33min - Atualizada em 11/10/2021 às 00h01min

Cartilhas ajudam no acolhimento de refugiados venezuelanos indígenas

São dois guias disponíveis para download, lançados em parceria com a Acnur, para auxiliar no atendimento adequado aos cerca de 6 mil indígenas venezuelanos no Brasil.

Agência Brasil
https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2021-10/cartilhas-ajudam-no-acolhimento-de-refugiados-venezuelanos-indigenas

Uma parceria entre o governo federal e a Agência das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) resultou no lançamento de duas cartilhas que pretendem garantir o acolhimento, no Brasil, de venezuelanos de origem indígena.



O Guia de Referência para o Trabalho Social com a População Indígena Refugiada e Imigrante e o Guia de Proteção Comunitária para Pessoas Indígenas Refugiadas e Migrantes estão disponíveis para download.



As publicações tem por objetivo promover estratégias de integração e atendimento social adequadas à cultura de origem. Para tanto, apresentam conceitos de proteção comunitária, listam direitos e serviços adequados às necessidades destas populações, orientam agentes públicos sobre como trabalhar com as etnias e indicam boas práticas já adotadas por estados e municípios.



Segundo o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, cerca de 6 mil indígenas atravessaram a fronteira com o Brasil, “como consequência da crise social, política e econômica que atinge a Venezuela”.



Entre as etinias estão Warao, Pemon, E’ñepá, Kariña e Wayúu. Ainda de acordo com o ministério, 19 estados recebem refugiados indígenas venezuelanos.




Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2021-10/cartilhas-ajudam-no-acolhimento-de-refugiados-venezuelanos-indigenas
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp