23/09/2021 às 13h49min - Atualizada em 23/09/2021 às 13h49min

Legislativo: Em sessão prestigiada, Galeria dos ex-presidentes é inaugurada em Cocal do Sul

Dos 22 homenageados, 16 compareceram na Câmara Municipal de Vereadores

Enio Biz
Jornal A Voz de Cocal
Foto: Divulgação
O ex-presidentes do legislativo de Cocal do Sul, a partir de agora, terão um espaço especial na Câmara de vereadores. Foi inaugurada na última terça-feira (21) a Galeria dos ex-presidentes. Do total de 22 homenageados, 16 compareceram a Sessão Solene, que fez parte da programação das festividades de 30 anos de emancipação político-administrativa de Cocal do Sul.
 
O atual presidente, Luiz Francisco Honório, foi quem abriu a sessão. Não compareceram a sessão solene os vereadores Marcel Freitas e Vicervanio Bez Fontana, no qual foi justificada as ausências pelo presidente da casa. “Tenho a honra de declarar aberta essa 33ª Sessão Ordinária, que transformo neste momento, em Sessão Solene, que tem como objetivo a instalação da galeria dos ex-presidentes da Câmara Municipal de Cocal do Sul”, declara o presidente.
 
A Galeria foi oficialmente aberta por Lésio Rosso, representando os ex-presidentes, e Luiz Francisco Honório, o atual presidente.
 
O primeiro presidente do legislativo sul-cocalense foi Geraldo Antônio Teixeira, em 1993. Ao todo, são 22 ex-presidentes. No entanto, 16 compareceram a Sessão Solene. Foram eles: Agenor Benati Pedroso (2014), Agenor da Soler (1998/2006), Ângela Maria Mendes Anjo (2016), Eraldo José Saccon (1995), Erik Pereira Zeferino (2019), Geraldo Antônio Teixeira (1993), Lesio Rosso (2009/2011), Lourival Rosso (1996/2002), Nelson da Silva (1997/2005), Nilso Bortolato (2003), Richardson Vieira (2020), Roseny Cittadin Barbosa (2015/2018), Santos Jorge da Silva (in memorian) (1999), Volnei da Silva (2013) e Zenio César Galli (1994).
 
O prefeito de Cocal do Sul, Fernando de Fáveri, compareceu a sessão solene. Às vésperas das festividades de 30 anos do município, o prefeito ressaltou números condizentes com o crescimento da cidade. Ele citou, ainda, a contribuição de cada ex-prefeito. “Saúdo a Comissão Pró-Emancipação que, através do esforço conjunto de toda a cidade, conquistaram a liberdade econômica. Se faz necessário registrar o apoio do, então prefeito de Urussanga na época, Vanderlei Olívio Rosso. A emancipação nos proporciona alguns números que se faz necessário citar. Hoje, temos 153 indústrias na cidade. 496 comércios. 921 prestadores de serviços e 262 agricultores ativos. Em um território de 80 mil km2 e uma população de quase 17 mil habitantes, possuímos um alto nível de escolaridade. Baixo índice de mortalidade infantil. Um dos melhores PIB’s per capitas do país e um excelente índice de desenvolvimento econômico. Esses números foram forjados ao longo das décadas através de sangue, suor e lágrimas de um povo ordeiro e trabalhador. Por isso, saúdo todos os ex-prefeitos que por aqui passaram: Ítalo Rafael Zacaron, Jarvis Gaidzinski, José Aldo Furlan, Jarvis Gaidzinski Filho, Nilso Bortolato e Ademir Magagnin. Cada qual com sua contribuição para o desenvolvimento de Cocal do Sul. Por conta disso, é sem sombra de dúvidas, a melhor cidade do mundo para se viver”, afirma.
 
Fernando de Fáveri fez questão de destacar a contribuição dos parlamentares de Cocal do Sul. “A participação ativa dos vereadores nesses 30 anos, aqui representados pelos ex-presidentes, é a presença ativa da democracia representada pelo parlamento de nossa cidade. Por fim, acredito que juntos, de forma harmônica, podemos fazer ainda mais. Temos o poder de transformar sonhos em realidade, assim como o faremos no próximo dia 26 de setembro, domingo, aniversário dessa cidade, com a implantação do tão sonhado Pronto-Atendimento 24 horas”, conclui.
 
Presidente do legislativo sul-cocalense, em 2016, Ângela Maria Mendes Anjo discursou representando todos os ex-presidentes. Para ela, a homenagem é uma forma de reconhecimento. “Sabemos que o parlamento é composto pelas principais forças políticas de uma comunidade. Sendo assim, deve ser uma instituição democrática, destinada ao livre debate de idéias e busca de soluções. É o poder mais próximo da população. Além da elaboração de leis e normas que norteiam o desenvolvimento do município, são fiscalizadores e o elo entre a comunidade e o executivo. No dia de hoje, ao receber essa honrosa homenagem, com certeza, cada ex-presidente relembra como colaborou efetivamente com o crescimento do nosso município. Passa um filme na cabeça de cada um, relembrando sua época, seus colegas, os acontecimentos que marcaram suas gestões, o que fez, o que poderia ter feito e o que deixou de fazer. Hoje, bem mais experientes, sabemos que cada um, à sua maneira, já fazemos parte da belíssima história dos 30 anos de emancipação político-administrativa de Cocal do Sul. Parabéns a cada ex-presidente desse parlamento por contribuir com nosso município. Parabéns Cocal do Sul por mais um aniversário”, comemora a ex-presidente.
 
O vereador Luiz Francisco Honório, atual presidente do legislativo, foi quem fechou a sessão solene. “Em 26 de setembro de 1991, a lei 8.252 cria o município de Cocal do Sul. Há 30 anos, a uma só voz, todo o povo sul-cocalense exigia ser o autor da sua própria história. Uma história de trabalho, de luta e de amor a essa terra. Um amor que foi passado de geração para geração. Hoje, Cocal do Sul comemora mais um aniversário de criação, da lei que emancipou. Nós, do poder legislativo, temos o orgulho de dizer que nascemos com esse município com a mesma vontade de crescer, com a mesma vontade de transformar a independência com o bem fator comum. E a Câmara Municipal de Cocal do Sul homenageia a todo sul-cocalense pelo mérito de tornar nossa terra um município. Quero agradecer a cada um dos ex-presidentes e a cada um dos vereadores que aqui passaram e deixar sua marca e, que contribuíram para esse novo município. Nossa vida é assim, sempre tentando fazer o melhor para a coletividade”, finaliza.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp