04/09/2021 às 19h32min - Atualizada em 04/09/2021 às 19h32min

​Prefeitura de Cocal do Sul oferece curso gratuito de português a haitianos

Iniciativa faz parte do cronograma de ações do mês de setembro, em alusão ao aniversário de 30 anos do município

Amanda Farias - 87 News
Dentro do cronograma de ações do mês de setembro, em alusão ao aniversário de 30 anos de Cocal do Sul, a administração municipal deu início, nesta sexta-feira (3), ao Curso Básico de português como língua de acolhimento a estrangeiros. A turma já está fechada com 12 alunos haitianos que se reunirão em 16 encontros semanais no período noturno. 

Tendo em vista o número de estrangeiros que encontram em Cocal do Sul um porto seguro para viver, a administração percebeu a necessidade de auxiliar essas pessoas a se instalarem na cidade, de forma que uma das grandes dificuldades é entender a língua que para eles é completamente desconhecida. Por isso o curso de língua português se faz tão necessário. 

“O conhecimento muda o mundo; esse é um dos atos mais importantes da nossa gestão neste mês de setembro, pois o conhecimento que estes haitianos irão adquirir irá transformar suas vidas”, salienta o prefeito municipal Fernando de Fáveri. O curso será pago pela Prefeitura e será ofertado pela Unesc, através da Escola de Idiomas da universidade. 

Em um ato com forte simbologia, a noite desta sexta-feira (3) foi marcada por muita emoção após a abertura do curso. De um lado a bandeira do Brasil e do outro, a bandeira do Haiti. Diferentes culturas e povos reunidos a fim de um só propósito - a busca pelo conhecimento. 

“Estou muito feliz com esse curso, tem bastante gente que não consegue falar nada, quando vão ao mercado de trabalho não conseguem se comunicar e têm dificuldade de conseguir emprego, por isso esse curso é tão importante para nós; isso vai nos ajudar muito”, declara o presidente Associação dos Imigrantes Haitianos do município, Junilus Jolivens.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp