05/09/2019 às 09h50min - Atualizada em 05/09/2019 às 09h50min

Nasa divulga nova foto de asteroide que passará próximo da Terra

Cientistas monitoram trajetória do objeto que está a bilhões de quilômetros de distância

- 87 News
NASA

A agência espacial norte-americana (Nasa) divulgou na última semana uma nova imagem do asteroide Bennu feita pela sonda espacial OSIRIS-REx. Apesar de estar a bilhões de quilômetros de distância, a sua trajetória poderá passar bem perto da Terra em menos de dois séculos.

A estimativa da Nasa é que em 2135 o Bennu estará mais perto da Terra do que a Lua, que está cerca de 390 mil quilômetros de distância. Em 2175 e em 2195, estará ainda mais próximo do planeta, mas a agência afirma que não existe risco de colisão.

Os cientistas estudam o caminho do Bennu cruzando o espaço e recebem periodicamente imagens feitas pela OSIRIS-REx. No Twitter oficial da sonda, são divulgadas as fotos mais recentes da superfície rochosa. A previsão é que em 2020 o equipamento consiga fazer um pouso para coletar pelo menos 60 gramas de material. Em seguida, a amostra será enviada de volta para a Terra em uma viagem que deve durar três anos.
 

Why am I doing so many Bennu flybys? This image from Flyby 3 actually shows the same region as an image I shared last week - but the angle and lighting conditions provide completely different details.

Can you guess the earlier image of the same spot? https://bit.ly/2UsCn3j 

 

This image was taken on March 21 by the PolyCam camera from a distance of 2.2 miles (3.5 km). The large boulder in the upper half the image is 82 ft (25 m) wide, which is a little less than the distance between bases on a baseball diamond.

 

A sonda está na órbita de Bennu desde 31 de dezembro do ano passado. Os cientistas acreditam que poderão estudar vestígios preservados do surgimento do Sistema Solar. O asteroide tem cerca de 500 metros de diâmetro.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://87news.com.br/.

Audiência Pública para discutir o binário de Cocal do Sul: você é a favor ou contra?

57.0%
43.0%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp