12/04/2021 às 08h56min - Atualizada em 12/04/2021 às 08h56min

Prefeitura de Cocal do Sul divulga balanço dos primeiros 100 dias de governo

No sábado, dia 10, Fernando e Erik completaram os primeiros cem dias à frente da administração municipal

Amanda Farias - 87 News

O prefeito Fernando de Fáveri e o vice-prefeito Érik Pereira Zeferino completam os primeiros 100 dias à frente da administração municipal no sábado, dia 10. A data, que traz forte simbologia, traz também uma avaliação em relação às principais ações que podem ser destacadas até o momento. Para o prefeito, o período representa muito trabalho, dedicação e organização.

 

“Acreditamos que a administração precisa trabalhar com diálogo e ouvindo a população e assim temos seguido, buscando manter a transparência e também trabalhar para o desenvolvimento de nossa cidade”, declara o prefeito.

 

Desenvolvimento econômico no município

 

Uma das principais ações que podem ser destacadas na pasta da Administração, Finanças e Planejamento do município de Cocal do Sul é a lei N°1.598, sancionada nesta semana pelo prefeito Fernando de Fáveri, que irá beneficiar os pequenos empresários, comerciantes e agricultores do município. Isso porque trata-se de uma vantagem de até 10% que as empresas que são de Cocal do Sul terão perante às empresas de outras cidades nas licitações feitas pela administração municipal. Esse é um incentivo para as empresas da cidade.

 

Áreas industriais

 

O município de Cocal do Sul possui atualmente quatro áreas industriais. E no momento, as equipes de Planejamento e Infraestrutura da Prefeitura acompanham a finalização dos trabalhos de terraplanagem que estão sendo realizados na área industrial 4 e complementação na área industrial 3, cujos lotes já estão destinados a 25 empresas.

 

Educação: o desafio da volta às aulas em meio à pandemia

 

O mês de fevereiro ficou marcado pela retomada das aulas em todo o estado e em Cocal do Sul não foi diferente. Antes de as aulas presenciais voltarem de fato, foi necessário haver muita preparação e a garantia da segurança dos alunos e profissionais. Os professores da rede municipal fazem constantemente testes para detecção da Covid-19, visando manter a segurança no ambiente escolar e receberam também capacitação em relação aos cuidados com a doença, passando por treinamento junto à Defesa Civil seguindo as regras previstas no Plancon – Plano de Contingência da Educação.

 

Além disso, pode-se destacar as atividades extracurriculares que estão sendo ofertadas pelo município de forma online aos alunos, como aulas de Italiano, Violão, Coral, Xadrez e Tênis de Mesa. “Estamos nos organizando para iniciar de forma presencial o Clubinho da Matemática e Robótica”, comenta a secretária de Educação.

 

Trabalho incansável na fiscalização

 

A Defesa Civil, em parceria com a Polícia Militar e Vigilância Sanitária, tem realizado diversas fiscalizações no município em meio à pandemia, visto que a cidade tem seguido os decretos ditados pelo Governo do Estado em relação aos protocolos de segurança e vigilância sanitária. Os trabalhos não param nem mesmo nos finais de semana e feriados e Cocal do Sul foi reconhecida pela Defesa Civil estadual, servindo como referência às demais cidades do estado.

 

Mãos à obra – avanços na infraestrutura e agricultura

 

O município de Cocal do Sul iniciou o ano realizando o diagnóstico das vias do município que precisariam passar por reparos e revitalizações. Por isso, no mês de janeiro a Secretaria de Infraestrutura iniciou uma operação tapa-buracos, com o objetivo de melhorar as condições de tráfego e segurança em vias municipais, motivo de muitas reclamações pelos condutores.

 

Além de revitalização, drenagem e implantação de bocas de lobos por toda a cidade, a Secretaria de Infraestrutura realizou a implantação de massa asfáltica no bairro União, no trecho que liga a SC-442 à Rua Alfredo Del Priori.

 

A pasta da Agricultura obteve a aquisição de novos implementos agrícolas, como foi o caso de uma ensiladeira uma grade aradora, por exemplo. Também foi dado início ao projeto “porteira adentro”, que visa a melhoria de estradas para os agricultores. Além disso, os trabalhos se concentraram na limpeza de açudes, silagem e preparação do solo para novos plantios.

 

Diversas ações na Saúde em meio ao coronavírus

 

Logo no início do ano, a administração viu a necessidade de ampliar os horários no pronto-atendimento. Antes, funcionava das 16h às 22h de segunda à sexta-feira, e passou a funcionar do meio dia à meia noite, já no fim de semana o horário foi ampliado, das 8h da manhã às 20h.

 

E no Centro de Triagem não foi diferente, passando a atender em todos os sábados das 8h às 17h e de segunda à sexta-feira, o horário se estendeu até às 20h. O atendimento é direcionado aos pacientes sintomáticos, incluindo sintomas respiratórios. No atendimento, os pacientes recebem tratamento precoce, levando para a casa medicamentos com prescrição médica.

 

No mês de fevereiro o município colocou à disposição da população os testes rápidos para detectar possíveis novos casos de Covid-19 e avaliar o grau de contato com o coronavírus e o nível de imunidade da população. A Secretaria Municipal de Saúde realizou diversas ações de testagem na Praça da Igreja matriz e atualmente os testes estão disponíveis nas unidades de saúde.

 

Doses de esperança – o início da vacinação

 

Em meio à pandemia causada pela Covid-19, o sentimento que vem predominando é a esperança de dias melhores e com ela, a chegada das vacinas. No começo foram imunizados os trabalhadores da área da saúde e sucessivamente os idosos, começando de forma decrescente pelos de 90 anos de idade. Atualmente, já foram vacinados todos os profissionais de saúde e também todos os idosos com idade a partir de 66 anos.

 

1.980 pessoas vacinadas até o momento

 

O município de Cocal do Sul imunizou até o momento 1.980 pessoas, incluindo idosos e profissionais da saúde. A Secretaria Municipal de Saúde está seguindo o Plano Nacional de Vacinação, conforme protocolos do Ministério da Saúde.

 

A vacinação está sendo realizada em sistema drive-thru, que tem por objetivo de otimizar o tempo dos profissionais e facilitar a imunização dos idosos, evitando que entrem em contato com outras pessoas.

 

Ampliação no Esporte

O município vem articulando a implantação de diversos projetos na área do Esporte em Cocal do Sul, dentre eles atletismo e campeonatos de corrida de rua no município, modalidades em que o departamento de esporte possui grande interesse em tornar realidade.

 

Cocal do Sul irá sediar campeonato estadual de karatê

 

Cocal do Sul irá sediar a primeira etapa do Campeonato Escolar de Karatê, que irá acontecer no mês de junho, reunindo atletas de diversas escolas de Santa Catarina. O evento vai acontecer no Ginásio de Esportes Gílio Búrigo, envolvendo crianças e adolescentes de até 17 anos. O professor Luiz Henrique Boava é o responsável pelo karatê em Cocal do Sul e vem articulando políticas públicas para fomentar o desenvolvimento desta modalidade esportiva.

 

Projeto para a construção de arena multiuso prestes a sair do papel

 

O município vem tratando sobre a definição do projeto de uma arena multiuso. “É um anseio de toda a população, tendo em vista que a cidade um único ginásio de esportes, há anos. Esse projeto é ousado, a capacidade será para mais de duas mil pessoas sentadas, tendo a possibilidade de Cocal do Sul entrar no calendário de jogos oficiais do país”, salienta o prefeito. 

 

Cocal do Sul amplia parceria com o Anjos do Futsal

 

Já no mês de abril, o município de Cocal do Sul renovou a parceria com o Anjos do Futsal para 2021 a 2024 e ampliou sua participação no projeto. Além de um núcleo com 40 garotos de 10 a 14 anos, terá as equipes de categorias de base de sub-8 a sub-16 que irão disputar competições estaduais e regionais totalizando aproximadamente 120 meninos no projeto.

 

Fundação do Meio Ambiente (Fundac)

 

A Fundação do Meio Ambiente Fundac passou a realizar o licenciamento ambiental de forma online com o objetivo de buscar melhorias no atendimento aos contribuintes, agilidade, transparência e adequação às novas tecnologias. Os pedidos de licença e autorização ambiental passaram a ser feitos por meio do sistema de protocolo digital SinFat Municípios.

 

Cocal do Sul retoma castração gratuita para animais de rua

 

Outra ação de grande destaque na pasta da Fundac foi a retomada das castrações dos animais de rua, com a execução do termo de cooperação celebrado entre a Fundac e a Fundação Educacional Barriga Verde (Febave. O público alvo são os cães e gatos, que passam pela implantação de microchip, de forma gratuita à população. Até o momento, foram castrados 90 cães e 40 gatos, totalizando 130 animais.

 

Samae

 

Nos primeiros meses do ano, o Samae vem realizando diversas obras de implantação de rede, como foi o caso da Linha Braço Cocal, Rio Comprudente, onde foi realizada ampliação na rede, Estrada Rio Caeté, além de um deslocamento na rede no bairro Ângelo Guollo. De acordo com o coordenador Alisson Silva, nos meses de janeiro, fevereiro e março foram realizados aproximadamente 650 consertos e reparos no município.

 

Ação Social, um trabalho de várias mãos

 

A Assistência Social do município tem realizado diversas ações nos setores de Habitação, Creas (com o acompanhamento de famílias em situação de vulnerabilidade), distribuição de cestas básicas e realização do Cadastro Único, auxiliando também no programa Bolsa Família. A administração municipal está articulando junto ao Governo do Estado a elaboração de um plano de habitação para famílias de baixa renda, que irão se enquadrar nos critérios estabelecidos por um estudo socioeconômico que ainda será explanado. O sonho de conquistar a casa própria está ficando cada vez mais perto.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp