16/03/2021 às 20h24min - Atualizada em 17/03/2021 às 00h20min

Panasonic começa a licenciar núcleo de PI para semicondutores em conformidade com o padrão internacional IEEE 1901-2020

Soluções de comunicações com fio de alta velocidade para a era da IoT

DINO


A Panasonic Corporation começou a licenciar o núcleo de PI HD-PLCTM 4*1 requerido para o design de semicondutores com tecnologias e funções que atendem o padrão internacional IEEE 1901–2020*2. Este núcleo de PI é a quarta geração da série HD-PLC. Embora convencionalmente a HD-PLC tenha utilizado redes elétricas para transmissão, esta nova série permite a transmissão através de cabos metálicos existentes, como linhas de controle e cabos coaxiais, como também redes elétricas, expandindo sua gama de aplicações. Esta nova tecnologia da HD-PLC também permite velocidades mais altas, maior distância, e menos cabeamento para comunicações com fio.

Ao utilizar este núcleo de PI, fabricantes de semicondutores e equipamentos periféricos poderão rapidamente atender a uma gama de requisitos de serviços da Internet das coisas (Internet of Things, IoT) e fabricar produtos que atendam a estas necessidades.

Ao passo que uma grande variedade de equipamentos na sociedade se tornam digitais e conectam-se a dispositivos IoT, as tecnologias de comunicação estão se tornando cada vez mais importantes. Enquanto a adoção de tecnologias sem fio como a 5G e internet de fibra óptica de alta velocidade ganham ritmo, existem algumas localidades onde é difícil o acesso às comunicações sem fio. Aqui, o uso de cabos metálicos existentes — em paredes e tetos de edifícios, instalações subterrâneas, e equipamentos — como meios de comunicação cumpre um papel vital. Este núcleo de PI é uma solução que pode rapidamente atender os requisitos da era da IoT, como redes de velocidade mais alta, segurança melhorada e redes de protocolo de internet. Ao combinar o núcleo PI com tecnologias sem fio e outras, isto pode ajudar a criar redes ideais em uma gama de ambientes, desde espaços de convivênciaàinfraestrutura social.

Utilizando sua experiência e conquistas com o núcleo de PI HD-PLC 3, que está atualmente no mercado, além do licenciamento do seu novo núcleo de PI, a Panasonic irá oferecer suporte completo de desenvolvimento para usuários que incluirão propostas para circuito analógico front-end — fundamentais para a montagem de semicondutores. Além disso, como uma solução de comunicação com fio de alta velocidade, a Panasonic buscará utilizar esta tecnologia para expandir a adoção de IoT PLC, por fim aplicando a tecnologia a redes de alta escala que cobrem espaços de convivência, edifícios, fábricas, cidades inteligentes, e outras infraestruturas sociais.

Este núcleo de PI é primeiramente licenciado para a Socionext Inc. Isto permite o fornecimento de semicondutores de alto desempenho com menor consumo de energia, utilizando HD-PLC de quarta geração. Espera-se que estes sejam integrados a uma variedade de dispositivos IoT conectados.

A Panasonic lançou um website dedicado com mais informações sobre esta tecnologia. Lembre-se que o webinar global da IEEE SA e HD-PLC Alliance*3 será realizado em 18 de março de 2021.

Principais recursos

  • A faixa de comunicação de modo padrão (250 Mbps) pode ser duplicada ou quadruplicada, permitindo uma velocidade de comunicação de 500 Mbps*4 em modo duplo ou uma velocidade máxima de 1 Gbps*4 em modo quádruplo, via cabo coaxial ou linha dedicada.
  • A faixa de comunicação de modo padrão pode ser compactada em dois níveis (metade ou quarto), concentrando e ampliando a distância de comunicação em até duas vezes*5 em modo padrão.
  • Com a função multi-hop, é possível operar uma rede de ampla área de até 1024 nós.

Especificações principais

Largura de banda
de comunicação

Modo alta velocidade (1 Gbps, 500 Mbps) *Opcional

Modo padrão (250 Mbps)

Modo longa distância (2x ou 1,5x o alcance do modo padrão)

Padrões
aprovados

IEEE 1901-2020

ITU-T G.9972 (Mecanismo de coexistência para diferentes sistemas PLC)

ITU-T G.9905 (Multi-hop) *Opcional

EN 50561-1:2013 (Entalhe dinâmico e controle dinâmico de potência)

Solicitações relacionadas a licenciamento de núcleo de PI
IoT PLC Project Help Desk
Email: hd-plc_press@ml.jp.panasonic.com
Website: https://www.panasonic.com/global/business/hd-plc/en.html

*1: HD-PLCTM é o nome de um sistema de comunicações via rede elétrica de alta velocidade proposto pela Panasonic Corporation e é uma marca registrada ou marca comercial da Panasonic Corporation no Japão e em outros países. HD-PLCTM 4 é o nome do núcleo de PI de semicondutores de quarta geração.
*2: Formulado pela IEEE Standards Association (uma subsidiária de padrões de comunicação do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos) em 19 de janeiro de 2021, este é um padrão de tecnologias com velocidades mais altas e distâncias maiores que aquelas definidas no IEEE 1901-2010.
IEEE 1901-2020 - Padrão IEEE para banda larga via linhas de energia: Especificações de controle de acesso médio e camada física: https://standards.ieee.org/standard/1901-2020.html
*3: Uma aliança formada em 25 de setembro de 2007, para apoiar, promover e implementar o sistema HD-PLC para comunicações via linhas de energia de alta velocidade e para garantir a compatibilidade mútua.
Website: https://hd-plc.org/
*4: 500 Mbps e 1 Gbps são velocidades máximas teóricas na camada física.
*5: A distância máxima pode mudar dependendo do ambiente de comunicações.

Sobre a Panasonic
A Panasonic Corporation é líder mundial no desenvolvimento de diversas tecnologias e soluções eletrônicas para clientes nos setores de produtos eletrônicos, habitação, automotivo e comércio B2B. Celebrando seu 100º aniversário em 2018, a empresa se expandiu internacionalmente e agora opera 528 subsidiárias e 72 empresas associadas em todo o mundo, alcançando vendas líquidas consolidadas de 7,49 trilhões de ienes no ano encerrado em 31 de março de 2020. Empenhada na busca de novos valores por meio da inovação em todas as linhas divisionais, a empresa emprega suas tecnologias para criar uma vida melhor e um mundo melhor para seus clientes. Para saber mais sobre a Panasonic, acesse: https://www.panasonic.com/global.

Fonte: https://news.panasonic.com/global/press/data/2021/03/en210316-2/en210316-2.html

Links relacionados
Webinar IEEE SA e HD-PLC Alliance Março 2021: Rede doméstica, automação industrial e predial através de HD-PLC (Comunicação via rede elétrica de alta velocidade)
https://standards.ieee.org/events/index.html

[Comunicadoàimprensa] HD-PLC de próxima geração da Panasonic®, tecnologia adotada de comunicações BPL como padrão IEEE 1901a
https://news.panasonic.com/global/press/data/2019/03/en190325-4/en190325-4.html

Comunicadoàimprensa associadoàSocionext Inc.
https://www.socionext.com/en/pr/sn_pr20210309_01e.pdf

HD-PLC Alliance:
https://hd-plc.org/

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.


Contato:

Inquiries Regarding IP Core Licensing

IoT PLC Project Help Desk

Email: hd-plc_press@ml.jp.panasonic.com

Website: https://www.panasonic.com/global/business/hd-plc/en.html

 


Fonte: BUSINESS WIRE
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp