22/02/2021 às 10h37min - Atualizada em 22/02/2021 às 10h37min

Covid-19: 217 testes rápidos foram realizados neste sábado em Cocal do Sul

A ação da Secretaria Municipal de Saúde se estenderá ao longo desta semana, das 16h às 20h

Amanda Farias - 87 News
A Prefeitura de Cocal do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma ação na manhã de sábado (20), colocando à disposição da população testes rápidos para detectar possíveis novos casos de coronavírus, além de avaliar o grau de contato com a doença e nível de imunidade. O evento ocorreu das 8h às 12h, na Praça da Igreja matriz. No espaço, foram montadas duas tendas onde a equipe de saúde realizou os atendimentos. 

Muita gente aproveitou a manhã de sábado ensolarado e foi até a praça garantir o teste rápido. De acordo com a enfermeira Emília Búrigo Maurício, foram realizados 217 testes para detectar a Covid-19, dos quais 189 foram negativos e 28 positivos.  Os que testaram positivo foram encaminhados para consulta e tratamento. A ação irá de estender ainda no decorrer da semana, em horário especial - das 16h às 20h, possibilitando que aqueles que trabalham em horário comercial possam também fazer o teste, que está à disposição de toda a população. 

O prefeito Fernando de Fáveri, que também trabalhou na manhã de sábado junto à equipe de Saúde, afirma que essa ação do governo municipal tem por objetivo a prevenção e combate ao coronavírus. “Os testes são feitos de forma rápida, em cerca de 10 a 20 minutos o cidadão já tem o resultado e o importante é que o teste mostra se a pessoa já teve ou está infectada com o vírus”, explica. 

“Parabéns à iniciativa pública, que está sempre se preocupando com esse quadro de pandemia que está assolando o mundo todo. Agradeço a esse trabalho por meio da Secretaria de Saúde. O que me motivou a vir aqui foi a preocupação mediante à pandemia, eu trabalho com vendas e tenho contato com pessoas, por isso procurei esse tipo de atendimento para acompanhar a situação da minha saúde”, ressalta o vendedor Valdemar Pedro Da Rolt, que hoje fez o teste rápido, aproveitando sua folga no sábado. 

A dona de casa Oslinda Bortoluzzi, também aproveitou o sábado de sol para fazer o teste rápido. “Acho que esse é um exemplo de administração pública, pois temos muita dificuldade de conseguir exames, não temos acesso e aqui a gente consegue fazer o exame de maneira rápida, segura e ficamos tranquilos, temos a resposta na hora”, frisa. 

Para o secretário municipal de Saúde, é muito importante esse tipo de ação, pois muitas pessoas são assintomáticas e, dessa forma, podem descobrir antes e realizar um tratamento ficando em isolamento.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp