15/02/2021 às 10h58min - Atualizada em 15/02/2021 às 10h58min

​A partir desta segunda-feira, licenças ambientais passam realizadas pelo SinFAT municipal

Em Cocal do Sul, a tecnologia se torna uma forte aliada para simplificar os processos de emissão de autorizações ambientais

AMANDA FARIAS - 87 News
A Fundação do Meio Ambiente de Cocal do Sul (Fundac) começou a realizar o licenciamento ambiental de forma digital a partir desta segunda-feira (15). O objetivo é poder buscar melhorias no atendimento aos contribuintes, agilidade e transparência. O município adotou exclusivamente o Sistema de Informações Ambientais – SinFAT Municipal, para poder simplificar os processos de emissão de autorizações ambientais.

De acordo com a bióloga e representante da Fundac, Sandra Maria de Souza, os pedidos de licença e autorização ambiental deverão ser feitos exclusivamente on-line, por meio do sistema de protocolo digital SinFAT Municípios. Para isso, basta acessar sinfatmunicipal.ciga.sc.gov.br/login.

Sandra explica que o licenciamento ambiental é um procedimento obrigatório para empreendimentos que possuem atividades potencialmente poluidoras ao meio ambiente.

Passo a passo para o processo de licenciamento online

O primeiro passo é fazer um cadastro no sistema. Depois disso, o empreendedor receberá por e-mail uma senha que o permitirá acessar o sistema.

O segundo passo é solicitar um requerimento baseado nas regras do CONSEMA (Conselho Estadual do Meio Ambiente de Santa Catarina); alguns documentos (obrigatórios e não obrigatórios) deverão ser anexados junto ao sistema. Após anexados, esse requerimento será repassado ao órgão ambiental, para a equipe de formalização que analisará os documentos enviados e anexará o boleto para o pagamento do requerimento.

No final, com o parecer técnico finalizado, o processo retorna para o supervisor do órgão, para a etapa de emissão onde terá a possibilidade de deferir ou indeferir a licença.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp