18/01/2021 às 18h04min - Atualizada em 19/01/2021 às 00h00min

Tendências e oportunidades para empreender em 2021

Após um ano de dificuldades imprevisíveis provocadas pela pandemia do novo coronavírus, empreender pode ser uma oportunidade. Planejar e compreender as tendências pode fazer toda a diferença.

DINO
https://blog.dino.com.br/


Em 2020, por conta da pandemia, muitas pessoas perderam seus empregos. Segundo Maria Lucia Vieira, coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE, até julho foram registrados 12,9 milhões de desempregados.

Neste cenário adverso, o que para alguns era um sonho acabou se tornando realidade. Entre fevereiro e setembro, foram abertas 1,15 milhões de novas formalizações, representando um crescimento de 14,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados da Agência Brasil.

Ter o próprio negócio passou a ser fonte de renda de milhões de famílias, mas nem sempre isso foi feito de forma planejada. Em 2021 será possível organizar melhor essa nova situação e quem ainda não começou também terá essa chance.

A seguir o que está por vir no âmbito do empreendedorismo no Brasil.

Produtos digitais

Quem deseja empreender remotamente pode apostar em diferentes produtos digitais. É possível vender e produzir infoprodutos como cursos e e-books, dar aulas e palestras on-line e muitos outros.

São grandes as oportunidades para quem produz e vende algum conteúdo digital, mas é preciso estar atento às novidades para que elas sejam seguidas.

Alimentação saudável

A preocupação com a saúde tem causado uma mudança nos hábitos alimentares. Um estudo da Kantar sobre hábitos de alimentação revelou que 27% dos brasileiros consideram comprar mais alimentos saudáveis e nutritivos. O problema é que dificilmente se encontra comidas saudáveis ou veganas prontas para consumo.

Apostar nesse setor pode ser uma boa oportunidade. É possível abrir um restaurante, fazer marmitas e entregar aos clientes ou vender comida congelada.

A ideia é apostar em ingredientes naturais, preferencialmente orgânicos, e fazer pratos deliciosos. Clientes existem e a procura por comida saudável deve crescer.

Estilo de vida saudável

Outra dica é investir em um empreendimento esportivo que ofereça aulas variadas de diversas modalidades, além de serviços de profissionais como nutricionista, fisioterapeuta, nutróloga, médico ortopedista para orientações etc.

A dica é fazer parcerias variadas para chamar a atenção da clientela. Por exemplo, no começo o empreendedor pode pesquisar quais são os melhores planos de saúde e verificar a viabilidade de se credenciar em algumas especialidades porque estando em uma rede, muitas pessoas podem procurar o local para um tratamento médico e depois aproveitar para iniciar uma atividade física.

Franquias

Para quem pretende começar um negócio, mas não possui experiência em gestão e divulgação, a franquia é uma boa opção.

É necessário um investimento inicial, mas este pode ser pequeno dependendo do negócio escolhido. O diferencial neste caso é poder contar com todo o suporte e orientação de uma marca já reconhecida no mercado.

Esse é o melhor caminho para quem deseja empreender, mas não quer começar do zero ou ter que se preocupar com a criação da marca e outros procedimentos que podem ser bastante burocráticos para quem não tem experiência.

Apps e tecnologia

As startups e fintechs estão ganhando mais espaço porque conseguem trazer inovação. Dentre as tendências e oportunidades para o empreendedorismo em 2021, este é um tema que não pode ficar de fora.

Produzir um app que ofereça algo diferenciado é a grande aposta e alguns exemplos como Uber, iFood, Airbnb e Nubank deixam isso bem claro.

É possível empreender criando aplicativos para as empresas ou buscar produzir um que seja inovador e ofereça o que os consumidores esperam.

Brechós on-line

Sustentabilidade é um assunto que está em pauta, pois as pessoas estão começando a rever o seu consumo e hábitos de vida. Isto faz com que a procura por brechós aumente, já que eles permitem o reaproveitamento de roupas com preços mais acessíveis.

É possível começar a empreender em plataformas já existentes ou criar o próprio e-commerce. Começar vendendo apenas as roupas é uma opção, mas, para fazer o negócio crescer será preciso investir na aquisição de outras peças para revenda.

Planejamento e ação

As tendências e oportunidades para o empreendedorismo em 2021 já estão definidas, quem deseja se tornar um empreendedor precisa apenas escolher um segmento. É importante lembrar que ter o próprio negócio não é tarefa fácil. É preciso ter muita dedicação, planejamento e disciplina para chegar ao sucesso.



Website: https://blog.dino.com.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp