15/01/2021 às 08h39min - Atualizada em 15/01/2021 às 08h39min

Prefeito de Orleans, Jorge Luiz Koch, é o 38º presidente da AMREC

Antonio Rozeng - 87 News
AMREC

O Prefeito de Orleans, Jorge Luiz Koch (MDB) tomou posse como presidente da Associação de Municípios da Região Carbonífera, em cerimônia ocorrida nesta quinta-feira à tarde (14/01). O prefeito de Orleans vai suceder o ex-prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin.

 

Em seu discurso de posse, o prefeito anunciou a apresentação da Unesc do plano de desenvolvimento regional, que deve acontecer no dia 28, final deste mês. “Temos que a missão de buscar as pautas positivas para nossa região. Os 12 prefeitos, mensalmente, vão se reunir aqui na AMREC e vão discutir aquilo que é importante”, afirmou o presidente da AMREC, que colocou a vacina contra a Covid como a primeira pauta.
 

“O Governo Federal e Estadual tem a responsabilidade. Mas se não dar resultado, a FECAM e a AMREC já estiveram no Butatan apresentando a carta de intenção de compra”, comentou Jorge. Ele ainda disse que a pauta da AMREC é enorme, pontuando sobre a cadeia produtiva do carvão; o projeto Recuperar, de manutenção das rodovias estaduais; o selo Sisbi, para que as agroindústrias consigam vender seus produtos para todo o Brasil.

O ex-prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin, conduziu a reunião, por ter sido o último presidente. Ele reforçou a importância da associação na busca das pautas regionais. “Os problemas são quase todos os mesmos. E é aqui que vamos em busca da solução desses problemas”, ele agradeceu os colegas e os servidores da AMREC e desejou sucesso aos prefeitos que vão estar a frente da AMREC.

 

Jorge será o quarto prefeito de Orleans na presidência da AMREC e o 38º a ocupar o cargo de presidente. Antes dele foram Valmir José Bratti (2008); Jacinto Redivo (2012); e Marco Antonio Bortoncini Cascaes (2013).

 

Eleição na AMREC
 

A eleição na AMREC funciona num rodizio entre os partidos. No primeiro ano de mandato o partido com maior número de prefeitos. No caso o MDB, com cinco (Orleans, Balneário Rincão, Treviso, Lauro Muller e Cocal do Sul). No segundo ano o partido com maior número de prefeitos e assim sucessivamente. No caso PSDB e PP tem três prefeituras de casa, mas a soma da população favorece ao PSDB (Criciúma, Nova Veneza e Siderópolis), que deve assumir em 2022; o terceiro ano será do PP (Morro da Fumaça, Urussanga e Içara) e depois será o PSD, que tem a prefeitura de Forquilhinha.

 

Histórico da Associação
 

A AMREC foi fundada em 25 de abril de 1983 com sete municípios: Criciúma, Içara, Lauro Müller, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Siderópolis e Urussanga. Depois, os municípios de Forquilhinha, Cocal do Sul e Treviso passaram a fazer parte da AMREC. Em 18 de maio de 2004, a entidade oficializou a sua 11ª cidade integrante, com a entrada de Orleans e, no dia 9 de abril de 2013, o município de Balneário Rincão passou a integrar oficialmente a AMREC. Hoje, a Associação conta com 12 municípios e tem uma população superior a 425 mil habitantes.
 

CONSELHO EXECUTIVO
 

Presidente: Prefeito de Orleans, Jorge Luiz Koch (MDB);

1º Vice-Presidente: Prefeito de Içara, Dalvania Cardoso (PP);

2º Vice-Presidente: Prefeito de Cocal do Sul, Fernando De Faveri (MDB);

1º Secretário: Prefeito de Nova Veneza, Rogério Frigo (PSDB);

2º Secretário: Prefeito de Morro Da Fumaça, Agenor Coral (PP);

1º Tesoureiro: Prefeito de Balneário Rincão, Jairo Celoy Custódio (PMDB);

 

Titulares Do Conselho Fiscal

•      Prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSDB);

•      Prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves (PSD);

•      Prefeito de Lauro Muller, Saionara Bora (MDB);

 

Suplentes Do Conselho Fiscal

•      Prefeito de Urussanga, Luiz Gustavo Cancellier (PP);

•      Prefeito de Treviso, Valério Moretti (MDB);

•      Prefeito de Siderópolis, Franqui Salvaro (PSDB);


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp