24/12/2020 às 10h52min - Atualizada em 25/12/2020 às 00h20min

O olhar visagista para imagem virtual: como se apresentar melhor no ambiente digital

O advento da pandemia da COVID-19, no ano de 2020, fez com que grande parte dos profissionais, das mais diversas áreas, passasse a trabalhar em sistema de home office. Essa nova modalidade de trabalho requer alguns cuidados como a construção da imagem virtual para reforçar a marca pessoal, ambiente no qual o Visagismo se apresenta como a ciência com conceitos práticos que fazem a diferença.

DINO
https://birodevisagismo.com.br/
Usando o seu notebook como espelho da sua imagem


O home office tem sido uma modalidade recorrente de trabalho devido à pandemia. Encontrar os colegas de trabalho, mesmo à distância, passou a ser uma atividade corriqueira. Agora, as preocupações estéticas, que são normalmente da cabeça aos pés, passaram a focar da cabeça até a cintura, que é o que a câmera capta. As brincadeiras de pessoas fazendo reuniões com a calça do pijama, samba-canção ou até shorts têm sido motivo de risadas. Uma comodidade permitida por estar em casa, de acordo com a professora especialista em Visagismo, Thaís Trindade.

Sem o ambiente de trabalho, e estando em um ambiente caseiro, é necessário ter alguns cuidados para manter a imagem profissional e adequada, sem dar a impressão de se estar está em casa à vontade, e sim em um ambiente que está sendo utilizado para o trabalho.

Achar o local certo em que a luz esteja de frente para a pessoa, de modo que ilumine todo o rosto e fique com uma visão clara e com mais qualidade; estar em ambientes pequenos melhorara a qualidade do áudio, já em ambientes maiores, como uma sala, o áudio pode ser dissipado pelo ambiente, esses são alguns pontos que o visagista Robson Trindade destaca para manter uma boa imagem no ambiente de trabalho.

Trindade explica que em uma imagem em que a pessoa está contra a luz, normalmente se projeta uma sombra sobre o rosto, o que chama a atenção para o ambiente, já invertendo a posição da câmera é possível notar uma grande melhora na qualidade da imagem, com a luz iluminando bem o rosto da pessoa e centralizado.

Outra alternativa usada para focar a atenção na pessoa nas reuniões, encontros, palestras e conferências virtuais é deixar um fundo mais neutro. Entre as opções estão fundos virtuais, com alguns templates pré-disponíveis para escolha e a possibilidade de desfocar o fundo. O chamado Chroma Key, que é a famosa tela verde da edição, transforma o cenário em qualquer lugar, sem sair de casa. Esse efeito tem divertido as pessoas que estão em isolamento, por poderem se ver em outro local, que não seja a sua própria casa. Além das pessoas que não têm um cenário adequado em casa, possam mudá-lo para deixá-lo menos distrativo.

"O Visagismo é uma análise investigativa, que estuda a face, o corpo, o comportamento e os gestuais de um indivíduo. Está baseado no estudo de cinco aspectos humanos: biologia, psicologia, sociologia, antropometria e morfologia", explica Trindade, profissional do segmento de beleza há 45 anos.

É um estudo aprofundado realizado em fases, com a análise comportamental, que revela a personalidade refletida no visual, a cor do cabelo, as linhas do rosto e assim por diante. Independentemente da área de atuação, a preocupação com a apresentação da imagem se faz presente.

Luciana Zanon, 55 anos, psicóloga, mediadora de conflitos e professora, cliente do Robson relata a sua experiência com a consultoria visagista: “O interessante é que o Visagismo não é só uma questão de face, é uma questão de corpo e postura. É como estar na vida a partir do olhar que eu tenho de mim mesma. Reconhecer a força do poder pessoal, para colocar a minha imagem em movimento”.

Segundo a pesquisa do Sebrae em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos - ABIHPEC sobre as tendências de 2019-2020, os conceitos como sustentabilidade, personalização, valor social, tecnologia e transparência passam a ser decisivos na hora da escolha de um produto. Pela alta concorrência de produtos de cosmética e um mercado mais democrático, onde os e-commerces ganharam espaço, e as vendas pela internet ganharam força. Tendo esse cenário em mente, o consumidor ficou cada vez mais crítico.

De acordo com uma pesquisa da consultoria brasileira REDS, 80% do público feminino, acima de 55 anos, usam produtos para cuidados pessoais regularmente e 43% relatam que o cabelo é a parte do corpo que mais as preocupa. Além dos fios brancos, queda de cabelo, frizz, ressecamento e danos causados por poluição e radiação solar, são citados como um efeito cumulativo com a idade.

Uma das tendências tem sido uma parcela das mulheres que passaram a assumir os cabelos brancos na Europa e nos Estados Unidos principalmente. Em meio a um contexto de aceitação e diversidade.

A imagem do "eu", passa a ser mais contemplada com as reuniões virtuais, já que cada indivíduo pode ver e ter mais controle sobre sua própria imagem durante a reunião. É um cenário muito diferente do presencial, onde as pessoas têm um contato menor com a sua imagem, geralmente usando apenas o espelho na hora de se arrumar e não podendo usufruir dessa autocontemplação durante uma conversa.

Mesmo com a pandemia, usando a máscara em que só aparecem os olhos, houve um aumento de 200% na venda de batons, segundo os dados levantados entre 1º de março a 14 de junho de 2020, pela Corebiz, devido a essas reuniões virtuais, essa atenção aos detalhes tem sido mais requisitada.

Por Gabriela Carvalho da Costa e Fernando Curti

Referências:

Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos - ABIHPEC e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae. Caderno de Tendências 2019-2020. Disponível em: < https://m.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/CADERNO%20DE%20TENDENCIAS%202019-2020%20Sebrae%20Abihpec%20vs%20final.pdf>.

Mesmo com uso de máscaras, venda de batons cresce 200% durante pandemia em SP. E-commerce Brasil, 2020. Disponível em: < https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/venda-batons-dispara-mascaras-coronavirus/>.



Website: https://birodevisagismo.com.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp