23/12/2020 às 12h38min - Atualizada em 23/12/2020 às 12h38min

Comissão da Lei Aldir Blanc visita espaços culturais contemplados

Antonio Roseng - 87 News
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cocal do Sul

Os espaços culturais contemplados no Edital I da Lei Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei 14.017, de 2020), de Cocal do Sul, foram visitados essa semana por parte do Comitê Gestor de avaliação dos recursos. No município sete espaços foram contemplados.

A professora de dança, Aline da Silveira, do Espaço de Dança, diz que os recursos vão ajudar a aliviar os prejuízos.  "Vai auxiliar bastante nas contas, ajudando a colocar elas em dia", declarou a comissão. Ela ainda explica que mesmo voltando as atividades, procurando seguir os protocolos e o distanciamentos, 50% dos alunos deixaram de frequentar as aulas. No projeto ela oferecerá como contrapartidas três turmas de ballet e de ritmos.

Outro profissional que sofreu com a pandemia e foi beneficiado com a Lei, foi o Dj Lukas Carrara, que trabalha com música a 10 anos, sendo que a sete, vivi só de música. Ele possui um espalho onde dá aulas de Dj. Ele classifica a atual situação, decorrente da pandemia como “surreal”. “Me assustou. Não achei que ia durar tanto tempo. Depois com o tempo a agenda de trabalho começou a ser cancelado”, relata. Segundo ele a reserva de recursos foi acabando até ficar sem dinheiro. “Com os recursos da Aldir Blanc eu fico mais tranquilo. Pode durar mais uns meses, que consigo manter as contas em dia, com internet e energia”, disse, explicando que hoje não se vê trabalhando em outra área. “Faço música”, declara Lucas. “Não dava para segurar sem ter dinheiro entrando. Agora temos folego para continuar”, analisa, dizendo que o setor foi muito impactado.

Sobre - A lei Aldir Blanc é uma Lei Federal que prevê apoio emergencial ao setor cultural diante do estado de calamidade pública decretado pela União em função da pandemia da Covid-19. No município de Cocal do Sul, um decreto regularizou a Lei e criou um Comitê Gestor, que conta com nove membros, mais os suplentes, que faz o acompanhamento, operacionalização e aplicação dos Recursos repassados pela União.

 

Proponentes contemplados no Edital Chamamento Público nº 01/2020

1          ASSOCIAÇÃO DE DIFUSÃO COMUNITARIA COCAL DO SUL

2          ESPAÇO DE DANÇA ALINE DA SILVEIRA

3          IUPII CASA DE FESTAS

4          CENTRO DE EVENTOS DO TIBICA

5          VN RESTAURANTES E TRANSPORTE LTDA ME (CASA DI PEDRA)

6          DEISE CERON (TRENZINHO DA ALEGRIA)

7          MONIQUE PIUCCO (SEMENTINHA DO BEM)


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp