14/12/2020 às 14h36min - Atualizada em 15/12/2020 às 00h00min

Postura corporal inadequada pode ser inimiga do home office

A popularização do home office trouxe à tona a preocupação com a ergonomia. Especialistas afirmam que o cuidado com a postura e a realização de alongamentos pode ser a chave para evitar dores nas costas

DINO
http://smcare.com.br


De acordo com dados retirados do Google Trends, ferramenta que mostra a popularidade de termos pesquisados na plataforma, a pesquisa por "dor nas costas" aumentou em 76% desde fevereiro de 2020.

Não é coincidência que este também seja o mesmo período em que as medidas de distanciamento por conta do novo coronavírus foram implementadas, fazendo com que boa parte dos trabalhadores passasse a desempenhar suas funções de casa, mesmo sem a estrutura adequada.

Muitos meses depois, o home office já havia sido estabelecido como uma rotina para muitos, aumentando consideravelmente o tempo em que os trabalhadores passam sentados ou em posições de repouso.

Especialistas alertam para o cuidado com a ergonomia nos equipamentos de trabalho doméstico - desde a cadeira até a altura do monitor e a posição do teclado - a fim de evitar fadiga muscular, dores no pescoço, nas costas e lesões por esforço repetitivo.

Como evitar dores nas costas durante o home office?

Fisioterapeutas e ortopedistas aconselham não usar sofás e camas como lugares de trabalho, já que a lombar deve permanecer sempre apoiada para evitar lesões.

Soluções como colocar um travesseiro ou almofada na região podem ser suficientes para manter a boa postura, mas para aqueles que já incorporaram o home office de maneira definitiva em sua rotina, vale a pena investir em uma cadeira ergonômica como solução em longo prazo.

Apoio para os pés também são importantes de acordo com especialistas. Os pés nunca devem ficar pendurados nas cadeiras; portanto, a altura do assento, assim como o nível da mesa, deve ser ajustada de acordo com a estatura do usuário.

Outro fator importante é a realização de pausas para alongamentos. Manter-se na mesma posição por períodos de tempo prolongados, segundo profissionais da área de fisioterapia, pode ser prejudicial mesmo que todas as orientações de ergometria sejam seguidas.

Como tratar as dores nas costas?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte (SBRATE), as dores nas costas já são a doença laboral que mais atinge trabalhadores de todo o Brasil.

Uma vez que o problema se mostra mais recorrente ou agudo, cabe ao paciente procurar ajuda profissional para sanar as dores e impedir que o quadro se desenvolva para estágios mais graves, gerando lesões permanentes.

A fisioterapia é uma das saídas mais procuradas por pacientes de todo o Brasil, já que a prática fisioterapêutica é uma das mais indicadas para o tratamento de dores. Algumas clínicas de fisioterapia em SP, como a SM Care, por exemplo, são especializadas nesse cuidado.

Profissionais de fisioterapia são habilitados para o tratamento de sintomas, como dores nas costas e nos músculos, além de tratar lesões em diversas estruturas do corpo, devolvendo a mobilidade aos pacientes.



Website: http://smcare.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp