09/12/2020 às 17h51min - Atualizada em 10/12/2020 às 00h00min

Ensino superior tem EAD como formato cada vez mais próximo do consumidor

A educação a distância (EAD) tem alcançado novos patamares de espaço no setor de ensino superior, o que mostra que essa modalidade de ensino remoto está ganhando cada vez mais força e adesão por parte das pessoas, sendo uma solução para quem não tem acesso ao ensino presencial

DINO
https://www.laboneconsultoria.com.br


Para além dos cursos de graduação, estudantes e profissionais que buscam conhecimento técnico, como gestão de projetos, por exemplo, também passam a encontrar instituições de ensino renomadas com cursos remotos, o que abre portas para novas possibilidades de acesso a determinados conhecimentos.

Modalidade EAD mostrava evolução mesmo antes da pandemia

A pandemia de covid-19, certamente, teve grande participação no aumento das buscas por cursos EAD, mas é importante salientar que a modalidade de ensino já vinha se consolidando nos últimos anos. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no Censo da Educação Superior 2018, o País já contava com mais vagas EAD do que presenciais.

A pesquisa mostrou que, em 2018, havia 6,3 milhões de cursos presenciais e 7,1 milhões de vagas EAD. Outra informação importante é o dado de que 40% dos estudantes ingressantes no ensino superior deram preferência ao ensino remoto. Entre 2017 e 2018, o crescimento nas matrículas de cursos a distância foi de mais de 50%.

O crescimento, que já vinha se mostrando alto antes da pandemia, não deixa dúvidas de que a EAD está em crescente no País, e há diversas razões pelas quais esse sucesso se deve.

Acessibilidade

Com a crise econômica que o Brasil enfrentou nos últimos anos, a diminuição do poder aquisitivo do brasileiro fez com que a procura por cursos EAD crescesse exponencialmente, uma vez que tal modalidade oferece custos bem mais acessíveis, além de condições diferenciadas de pagamento.

Com relação à pandemia, aumentou também o acesso a diferentes nichos de cursos, seja de graduação, seja de conhecimentos técnicos. Muitos eram híbridos (semipresenciais) e passaram a ser 100% online, o que abre mais portas para parte da população.

Flexibilidade

Outra razão pela qual a modalidade de ensino remoto passou a ser vista como primeira opção por tanta gente diz respeito à flexibilidade. Hoje, muitos brasileiros trabalham o dia todo e só podem estudar à noite - além de não terem tempo hábil de se deslocar até uma instituição de ensino.

Os cursos a distância possibilitam que o profissional consiga se adequar, podendo estudar à noite, aos finais de semana ou nos intervalos do trabalho.

Tecnologia

Graças ao desenvolvimento de novas tecnologias, hoje, um curso EAD em nada perde para os presenciais. As aulas passaram a ser mais dinâmicas, modernas e de maior interatividade entre alunos e professores. Muitas instituições de ensino oferecem aulas em plataformas próprias, com sistemas elaborados especialmente para tornar o processo de aprendizagem mais prático e focado na experiência do estudante.

Além de cursos superiores, os cursos técnicos, como de gestão de projetos, também são encontrados na modalidade EAD

Atualmente, muitos alunos consideram fazer um curso de ensino superior em plataforma EAD. No entanto, para além desse público, há diversos profissionais que buscam conteúdos sobre gestão de projetos pela Internet, como o curso de White Belt, que demonstra formas de estruturar projetos, evidenciando a importância deles e de suas etapas. Trata-se de um curso para quem trabalha com gestão de projetos, disponibilizado de forma gratuita pela instituição de ensino Labone.



Website: https://www.laboneconsultoria.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://87news.com.br/.

Audiência Pública para discutir o binário de Cocal do Sul: você é a favor ou contra?

57.4%
42.6%
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp