08/08/2019 às 10h47min - Atualizada em 08/08/2019 às 10h47min

Cientistas descobrem como tornar Marte habitável para seres humanos

Gustavo Silva - 87 NEWS
Pesquisadores descobriram que um material chamado aerogel pode ser a chave para permitir aos humanos a sobrevivência em Marte. Ele pode reter calor da luz solar em quantidade suficiente para proporcionar um ambiente favorável no Planeta Vermelho. E, melhor ainda: os cientistas acreditam que isso pode ser feito ainda enquanto nós estamos vivos.

Em um novo estudo, o time de pesquisadores da Universidade de Harvard, da Universidade de Edimburgo e do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, mostram que uma camada fina de aerogel translúcido, com apenas alguns centímetros de espessura, poderia aquecer o solo marciano em até 50º Celsius ou mais - temperatura muito adequada para descongelar a água de lá e criar um ambiente similar ao da Terra.

Essa camada de aerogel permite que a luz visível atravesse sua estrutura translúcida, mas dificulta a vida da luz infravermelha - que não podemos ver mas podemos sentir na forma de calor. Assim, o material produz um efeito estufa bastante eficiente. Na verdade, o aerogel é considerado um dos melhores isolantes térmicos que temos, por isso foi o grande escolhido.


Em Marte, a atmosfera é rarefeita e tóxica para a maior parte da vida terrestre, conforme explica Laura Kerber, pesquisadora do Laboratório de Propulsão a Jato e uma das autoras do estudo. Por isso, qualquer estrutura que sirva de habitação por lá precisa ser hermética. No futuro, de acordo com Kerber, tijolos de aerogel colocados com um acrílico bem forte poderiam ser usados para fazer uma cúpula pressurizada para humanos.


E não precisamos nos preocupar com outras possíveis formas de vida em Marte. Essas cúpulas de aerogel seriam independentes, e isso significa que também preservariam qualquer criatura marciana que pudesse existir. "Ninguém quer ir a Marte e matar a única outra vida que encontrarmos”, disse Kerber. “Nós podemos viver lá, mas não bagunçar”.

Inclusive, Kerber já sabe qual é o local ideal para construir um assentamento humano. "Eu sei onde toda a água do subsolo está no planeta. Há um lugar chamado Deuteronilus Mensae. Se você quiser fazer isso, é onde eu colocarei as suas cúpulas; é onde há água perto da superfície", ela disse.


Os pesquisadores também já estão trabalhando nas possibilidades de plantações, cultivando plantas em uma simulação do solo e das condições climáticas de Marte, dentro de estufas. Em breve, os testes começarão em estufas feitas à base de aerogel.

No entanto, "em sua forma atual, [o aerogel] é bastante frágil", disse Kerber. Mas ela afirma que resolver os desafios restantes é apenas uma questão de financiamento. "Se alguém dissesse: ‘Aqui está um monte de dinheiro, vamos fazer isso’, nós faríamos. As pessoas acham que está muito fora de alcance, ou que é coisa de um filme de ficção científica - não é. Vamos tentar".
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp