Encerrando a semana de eventos on-line e gratuitos da Semana do Eleitor Conectado, realizado pela escola de comunicação e marketing político Presença Online, os professores Marcelo Vitorino e Marcos Marinho participam da live mediada pela pesquisadora Maíra Moraes sobre conteúdo para campanha e representatividade dos candidatos.
A iniciativa faz parte do lançamento do livro Quem é o eleitor conectado? Análises segmentadas e ferramentas de comunicação para campanhas políticas, disponibilizado gratuitamente para download.
O livro é resultado da colaboração de profissionais da área de marketing e comunicação política, todos alunos da Presença Online. Ao todo são 14 artigos com análises segmentadas sobre comportamentos, consumo de mídia e tendências do eleitor conectado. Conteúdos que contribuem efetivamente para o avanço da discussão sobre o tema e profissionalização do mercado.
Organizado pelas pesquisadoras Maíra Moraes e Gisele Pimenta, obra estrutura-se em dois eixos. O primeiro, conjuntural, indica circunstâncias específicas do contexto político-eleitoral brasileiro com potencial de impactar a dinâmica das próximas eleições. Já os artigos distribuídos ao longo do segundo eixo da obra, intitulado Ferramentas e estratégias de comunicação, concentram esforços em diagnósticos e orientações de usos das mídias sociais e digitais para as campanhas políticas.
O evento pode ser acompanhado no canal do YouTube da Presença Online
22/09 (19h30) - Eles não me representam. O voto em tempos de crise das identidades, com Marcos Marinho
Marcos Marinho, contextualiza os sinais de rupturas democráticas e de fragilidade das instituições políticas, elementos característicos do nosso tempo, a partir dos conceitos de crise de identidades e de representação. Nesse sentido, o autor aponta as potencialidades, e também os limites, de se criar conexões "identitárias" com o eleitor, seja por afinidade religiosa, profissional, partidária ou ideológica.
Sobre Marcos Marinho
Professor e pesquisador em Comunicação Política. Consultor de Marketing Político.
22/09 (20h) - Conteúdo: o que os eleitores querem e o que as campanhas entregam, com Marcelo Vitorino
O professor de comunicação e marketing político Marcelo Vitorino inaugura essa perspectiva lançar luz aos interesses dos eleitores sobre os conteúdos produzidos e divulgados pelos candidatos, discutindo as diferenças entre os eleitores nos espectros ideológicos, disposição para doação de recursos financeiros para as campanhas, entre outras análises.
Sobre Marcelo Vitorino
Marcelo Vitorino é um dos pioneiros no uso de ferramentas digitais em campanhas políticas no Brasil. Antes de entrar no campo do marketing digital, Vitorino atuou em campanhas tradicionais e na organização de militâncias partidárias desde o ano 2000, o que o torna um profissional com conhecimento de campo político-partidário, além do conhecimento em marketing e de tecnologia. Dedicado a campanhas digitais desde 2008, tem em seu currículo campanhas em todas as esferas eleitorais.