Uma operação de carga de projeto que demandou planejamento logístico especial movimentou um iate de 77 pés somente pela água com destino ao Porto de Charlotte Amalie, em St Thomas, nas Ilhas Virgens Americanas (Caribe), na América Central. Gerenciada inteiramente pela equipe Allog, especializada em logística internacional, a movimentação reafirma a posição de destaque da empresa também no segmento de cargas de projeto marítimo.
Conforme Carlos Souza, gerente da Divisão de Cargas de Projeto da Allog, por se tratar de uma embarcação de grandes dimensões, desde que foi lançado no estaleiro, em Santa Catarina, até o momento do embarque, no Porto de Santos, o iate nunca saiu da água. Esse tipo de solução é adotada devido ao tamanho da embarcação, que tem 24 metros de comprimento por 9,30 metros de altura. Carlos acrescenta que não existe lugar no mundo onde é possível transportar uma carga com estas dimensões via modal rodoviário por cerca de 700 quilômetros, principalmente em razão dos viadutos.
Em todo o percurso, o único momento em que o iate foi retirado da água foi para o transporte sob o convés do navio. No embarque, a carga encosta ao lado do navio break bulk e é içada até a embarcação. No destino, o movimento é feito ao contrário e o iate é descarregado na água. Carlos explica que toda a carga de projeto exige logística especial e diferenciada. "Para movimentar iates, a exigência é redobrada, por conta da complexidade e do valor agregado", diz.
A Allog atende diferentes tipos de demandas e frequentemente opera cargas de projeto. "Elas exigem uma logística específica, levando em conta suas particularidades. Dessa forma não basta somente contratar um agente de cargas para efetuar a operação, é necessário trabalhar com uma empresa que tenha o know-how necessário. Caso contrário, os custos serão maiores do que os lucros para todos os envolvidos", completa. Além de barcos, a Allog também movimenta cargas de projeto como máquinas industriais, motores elétricos, implementos agrícolas, entre outros.