A modernização do setor elétrico e as perspectivas para as fontes de energia limpa e renovável, pós-COVID-19 - com enfoque em Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs) -serão debatidas entre os dias 17 e 18 de setembro, na IV Conferência Nacional de PCHS e CGHs.
O evento – online, em plataforma exclusiva e promovido pela Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétricas e Centrais Geradoras de Energia (Abrapch) – reunirá empreendedores do setor, autoridades do governo e especialistas.
As inscrições para a etapa virtual da IV Conferência Nacional de PCHS e CGHs podem ser feitas pelo site https://www.viex-americas.com/eventos/abrapch/. A segunda etapa do evento - presencial – está prevista para abril de 2021.
“O objetivo da conferência é proporcionar o debate técnico, a troca de conhecimentos, desafios e oportunidades do setor de energia”, afirma Paulo Arbex, presidente da diretoria executiva da Abrapch.
Números
As Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) são empreendimentos de 5 até 30 megawatts (MW) de potência. Já as Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs) vão de 1 até 5 (MW). Das 1.507 hidrelétricas que encontram-se em operação no Brasil, 738 são CGHs, 547 são PCHs e 222 são UHEs. As PCHs e CGHs geram cerca de 500 mil empregos diretos.
“As pequenas usinas são um alternativa para superar a crise econômica neste momento, ocasionada pela COVID-19, tendo em vista que o potencial hidrelétrico já identificado, estudado e com inventário aprovado junto a ANEEL prevê 1.752 novas PCHs e CGHs que totalizam R$110 bilhões em investimentos”, informa o presidente do Conselho da Abrapch, Pedro Dias.
Programação
A modernização do setor elétrico e as perspectivas para PCHs e CGhs pós-COVID-19 será abordado pelo Ministro de Minas de Energia, Bento Albuquerque. Ele fará a abertura da Conferência, no dia 17 de setembro às 10h. Em seguida será a vez do superintendente de fiscalização dos serviços de geração de energia da ANEEL, Helvio Guerra, de abordar o tema.
No mesmo dia, às14h30, a programação inclui um debate sobre Lei Geral do Licenciamento Ambiental (PL3729), com o deputado federal Kim Katagari – relator do projeto na Câmara Federal e a diretora de Assuntos Ambientais da Abrapch Gleisi Gullin.
Ainda no período da tarde , às 16h15, a discussão será sobre o Programa de Parcerias e Investimentos (PPIs) e as CGHs. Participam do debate a Secretária de Apoio ao Licenciamento Ambiental e Desapropriação do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do Palácio do Planalto, Rose Hofmann e o presidente do Conselho da Abrapch, Pedro Dias.
No dia 18 de setembro a programação começa 8h30, com uma discussão sobre a modernização do setor elétrico, com o diretor da ANEEL – Agência Nacional de Energia, Efrain Cruz; a deputada federal, Jaqueline Cassol e o presidente executivo da Abrapch, Paulo Arbex.
O setor elétrico pós-COVID-19 será tema do painel, às 10h45, com a presença do secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Reive de Barros; do deputado federal e relator do novo Código Brasileiro de Energia, Lafayette de Andrada; do diretor da Associação Brasileira de Geração Distribuídas (ABGD), Carlos Evangelista e do presidente da Abragel – Associação Brasileira de Geração de Energia Limpa, Charles Lenzi.
E para encerrar a programação, às 14h30, a Conferência prevê uma apresentação as ações em andamento no Congresso Nacional e Assembleias Estaduais relativas à PCHs e CGHs. Deste debate participam o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar em Defesa das PChs e CGHs , Pedro Lupion; o deputado federal, Sérgio Souza; o deputado estadual do Paraná e líder do Bloco Parlamentar em Defesa das Energias Renováveis, Tião Medeiros e o presidente da Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados (AMUSUH) , Lucimar Salmoria.
Serviço : IV Conferência Nacional de PCHS e CGHs
Data: 17 e 18 de setembro de 2020
Abertura: 10h
Inscrições podem ser feitas pelo endereço https://www.viex-americas.com/eventos/abrapch/