A galáxia TXS 0128+554 foi descoberta em 2015 e na terça-feira (25) a agência espacial norte-americana NASA divulgou imagens da galáxia que lembram uma nave dos filmes "Guerra nas Estrelas".
Localizada a 500 milhões de anos-luz de distância, na constelação de Cassiopeia, a TXS 0128+554 possui um buraco negro supermassivo em seu centro e deve sua luminosidade à emissão de raios gama. Certas frequências de emissão fazem o efeito que lembra a nave espacial Tie Fighter. Um artigo descrevendo a descoberta foi publicado na revista científica The Astrophysical Journal.
A equipe de cientistas observou a galáxia a partir de uma variedade de fontes, incluindo o telescópio espacial de raios gama Fermi. "Ampliamos a imagem da galáxia em um milhão de vezes utilizando frequências de rádio, e mapeamos a sua forma ao longo do tempo", explicou Matthew Lister, autor principal do artigo e astrônomo da Universidade de Purdue, EUA.
"A primeira vez que vi os resultados pensei imediatamente que se parecia com a nave Tie Fighter, de Darth Vader, do episódio IV de 'Guerra nas Estrelas'. Foi uma surpresa divertida", comenta Lister.
A galáxia se encaixa bem com o pequeno panteão de sósias de "Guerra nas Estrelas" no espaço, incluindo discos planetários com órbitas similares a astro da franquia, a Estrela da Morte e Tatooine, o planeta que era a casa de Luke Skywalker.