21/08/2020 às 08h53min - Atualizada em 21/08/2020 às 08h53min

Frio intenso até domingo

Assim como quinta e sexta-feira, o fim de semana será de frio intenso e geada nos municípios do Sul

- 87 News
TNSUL

O declínio brusco das temperaturas segue acentuado no fim de semana. Durante a noite de ontem e nesta madrugada, municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina registraram a tão esperada chegada da neve. Em São Joaquim ela começou a surgir um pouco antes das 20h. Paisagens esbranquiçadas tomaram conta e diversos registros fotográficos foram compartilhados por internautas nas redes sociais. Com mais esses dois dias de chuva congelada, o Estado acumula no ano, quatro incidências do fenômeno.

Criciúma registrou ontem, dia 20, a tarde mais fria do ano, marcando 13,8°C. Nesta sexta-feira, dia 21, ainda pela manhã, o ar frio e úmido concentrado na baixa atmosfera em combinação com o alto grau de umidade, favorecem a formação de neve e chuva congelada no topo da Serra e isoladamente no Planalto Sul. As mínimas nas baixadas serão entre -5ºC e 2°C. Temperaturas máximas serão na marca de 8/10ºC no Estado e, no topo da Serra, entre 0/3ºC. Os ventos soprarão de sul a sudeste com rajadas de até 70 km/h.

De acordo com o meteorologista Ronaldo Coutinho, a exemplo de quinta e sexta-feira, o fim de semana será de frio intenso. “Vai ser tempo bom, mas com geada de manhã e não será muito quente à tarde. No sábado ficará entre -1°C a 2°C nos arredores de Criciúma, com máxima entre 15°C e 16 °C. No litoral será um pouco mais quente. No domingo, de 0°C a 3°C e, à tarde, chegando perto de 18°C”, informa.

Temperaturas no Estado

Nesta sexta-feira, em todo o Estado, o tempo úmido com nuvens e condição de chuva fraca melhoram no decorrer do dia com aberturas de sol na maioria das regiões catarinenses. De acordo com o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), a sensação de frio pode variar de 8°C a 12°C a menos, devido ao vento persistente de Sul, moderado com rajadas.

Já no fim de semana, as temperaturas serão baixas e com formação de geada nas áreas altas do Estado durante as madrugadas e amanheceres, com frio mais intenso no sábado. Durante o dia, a temperatura estará em elevação, mas agradável.

Semana inicia mais quente

Na segunda e terça-feira, durante as manhãs e ao anoitecer, as temperaturas terão queda, porém, durante o dia, o clima irá elevar. “De manhã será frio e à tarde, agradável. Na segunda ainda faz um friozinho bom, na terça é quente, esquenta um pouco mais, mas não é calor”, enfatiza Coutinho.

Cuidados redobrados

Com o fim de semana, o índice de passeios familiares aumenta, mesmo em meio à pandemia. Mas, as recomendações seguem redobradas durante os próximos dias. Devido ao risco de gelo na pista e em função das ações restritivas da Operação contra a Covid-19, a Defesa Civil solicita que as pessoas não se dirijam para as regiões de Serra sem que tenham reservas já confirmadas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp