18/08/2020 às 18h50min - Atualizada em 18/08/2020 às 18h50min

Neve em Santa Catarina: saiba em quais cidades é possível ver o fenômeno

Cidades do Planalto Sul e da Serra são as mais indicadas para acompanhar a neve quando ela aparece no Estado

- 87 News
NSC TOTAL

Santa Catarina também é destino para quem procura pelo frio, turismo de inverno e neve. O fenômeno costuma ocorrer na região mais alta do Planalto Sul e na Serra, e quando os flocos de gelo tomam conta da paisagem, garantem a alegria dos turistas. Urupema, São Joaquim, Urubici, Bom Jardim da Serra e Lages são cidades onde neva com mais frequência, segundo dados da Epagri/Ciram.

> Frio intenso e chance de neve: o que está previsto para o tempo em SC nesta semana

O monitoramento da neve em Santa Catarina pela Epagri iniciou há 21 anos, e desde então, as cidades mais altas no Planalto Sul é que costumam registrar o fenômeno. 

Historicamente, o ano que mais nevou no Estado foi em 2013, em 96 municípios. Em dados oficiais, foi o maior registro em abrangência e em volume de neve que Santa Catarina já teve.

> Frio muda a paisagem na Serra catarinense; veja fotos

Onde ver a neve em SC?

Quando há a combinação do frio intenso com a umidade, as condições são favoráveis para a ocorrência de neve. Para agosto de 2020, a previsão é que pode nevar com intensidade em Santa Catarina a partir de quinta-feira (20).

São Joaquim

No centro de São Joaquim, as árvores que congelam por meio de um sistema de gotejamento são um atrativo à parte. No interior do município, as geadas são constantes, principalmente na região do Vale dos Caminhos da Neve. Para quem gosta de enoturismo, a cidade tem diversas vinícolas que produzem os chamados 'vinhos de altitude'.

Distância Florianópolis - São Joaquim: pela BR-282 e SC-110, 230 quilômetros. Pela BR-101 e SC-390, via Serra do Rio do Rastro, 271 quilômetros.

neve

neve

São Joaquim teve registro de neve forte em 2010
(Foto: )

Urubici

Em Urubici está localizado o acesso ao Parque Nacional de São Joaquim, onde ficam o Morro da Igreja e a Pedra Furada, dois pontos turísticos da região. A parte mais alta da Serra do Corvo Branco fica em Urubici, e trafegar por essa estrada é garantia de aventura e de belas paisagens, devido às diversas curvas do percurso e também à formação rochosa que se estende ao longo do caminho.

Distância Florianópolis - Urubuci: Pela BR-282, 170 quilômetros.

neve

neve

Urubici coberta pela neve em 2010
(Foto: )

Bom Jardim da Serra

Conhecida pelo Mirante da Serra do Rio do Rastro, Bom Jardim da Serra é a primeira cidade no topo da serra para quem vem de Lauro Müller e enfrenta as 284 curvas do trecho. A cidade também costuma registrar geada e é um dos pontos onde neva em Santa Catarina. Aos finais de semana de inverno, moradores da região costumam fazer um bate-volta na cidade em busca do frio e de belas paisagens.

Distância Florianópolis - Bom Jardim da Serra: via BR-282 e SC-110, 242 quilômetros. Pela BR-101 e SC-390, via Serra do Rio do Rastro, 228 quilômetros.

neve

neve

Trecho da Serra do Rio do Rastro ficou congelado em 2019
(Foto: )

Lages

O turismo rural é forte em Lages, e nos dias de inverno, a culinária com a presença do pinhão e a hospitalidade não podem faltar. A cidade possui monumentos para visitação e também estruturas em pontos mais altos, onde é possível ter uma visão panorâmica. A ocorrência de neve não é tão frequente como nas demais cidades, sendo os episódios de sincelo (chuva congelada) e de formação de geada os fenômenos mais comuns.

Distância Florianópolis - Lages: pela BR-282, 226 quilômetros.

Urupema

Considerada a cidade com maior altitude em Santa Catarina segundo o Governo do Estado, Urupema está a 1.425 metros acima do nível do mar. A cidade é pequena, com pouco mais de 2,4 mil habitantes, mas atrai turistas em busca do frio. No Morro das Antenas, as temperaturas negativas são garantidas durante os dias de inverno, e a formação de sincelo também garante belas fotos para quem visita a cidade.

Distância Florianópolis - Urupema: pela BR-282, 207 quilômetros.

neve

neve

Registro de neve em Urupema no ano de 2010
(Foto: )

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp