17/08/2020 às 12h47min - Atualizada em 17/08/2020 às 12h47min

Preço do gás de cozinha aumenta pela quinta vez em cinco meses

Reajuste médio aplicado em agosto é de 5% e reflete diretamente no bolso dos consumidores

- 87 News
TNSUL

O gás de cozinha deve ficar ainda mais caro para os consumidores catarinenses. Pela quinta vez em 2020, o preço do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) teve um aumento nas refinarias, o que resulta em um valor mais alto na hora da compra. A média comercializada pelos distribuidores nas revendas é de R$ 93. O reajuste é válido para os botijões de 13 quilos e os utilizados para fins comerciais e industriais.

“Nós tivemos um quinto aumento. O primeiro foi em maio, outros dois em junho, um em julho e este outro em agosto. São cinco aumentos, mais ou menos todos na casa de 5%, ou seja, é quase 25% de acréscimo em cinco meses, é um número alto”, ressalta o presidente do Sindicato dos Revendedores de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) do Estado de Santa Catarina (Sirgás/SC), Fernando Bandeira.

Valores comercializados

De acordo com a Petrobrás, os valores do gás liquefeito de petróleo vendidos às distribuidoras têm como base o valor de paridade de importação, formado pelas cotações internacionais destes produtos mais os custos que importadores teriam, como transporte e taxas portuárias. A paridade é necessária porque o mercado brasileiro de combustíveis é aberto à livre concorrência, dando às distribuidoras a alternativa de importar os produtos. Além disso, o preço considera uma margem que cobre os riscos como volatilidade do câmbio e dos preços.

O preço do gás de cozinha (GLP P-13) é menor que o do GLP para uso industrial e comercial, conforme resolução do Conselho Nacional de Política Energética, que reconhece como de interesse da política energética nacional a prática de preços inferiores para a comercialização do GLP de uso residencial.

Aumento do preço nas refinarias:

  • 23 de maio: 4,5%;
  • 4 de junho: 4,9%;
  • 19 de junho: 5%;
  • 23 de julho: 4,9;
  • 17 de agosto: 5%;

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp