07/08/2020 às 08h41min - Atualizada em 07/08/2020 às 08h45min

Sistema Positivo de Ensino apresenta novo material didático para Ensino Médio

Antecipando-se às exigências da nova BNCC, cerca de 800 escolas começam o próximo ano letivo adaptadas à nova proposta, que ajuda os alunos a desenvolverem seus projetos de vida

DINO
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Na última quarta-feira, 22, o Sistema Positivo de Ensino anunciou que todas as escolas conveniadas estarão preparadas para o Novo Ensino Médio (obrigatório a partir de 2022) já no início do próximo ano letivo. Em evento on-line, que contou com a participação de mais de 600 escolas e 8 mil educadores, o Sistema Positivo de Ensino apresentou os materiais didáticos que marcam uma nova era de aprendizagem para os jovens. Com o lançamento da nova coleção, as escolas já podem se planejar para essa implantação e uma das próximas etapas é o treinamento dos docentes.

De acordo com o diretor editorial do Sistema Positivo de Ensino, Joseph Razouk Junior, a nova proposta já começa a ser implantada no início de 2021 com as mudanças no 1° ano. Todas essas mudanças estão embasadas na legislação existente e deixam clara a responsabilidade do Sistema Positivo de Ensino de realizar mudanças que promovam a formação integral e humanística e a ideia do desenvolvimento de um projeto de vida. "Tudo o que construímos e preparamos ao longo dos últimos anos nos permite dizer que o Novo Ensino Médio vai oferecer para os alunos um caminho muito diferenciado em sua formação. Nós olhamos para o fato de que era preciso oferecer diferentes oportunidades para suprir as diversas aspirações de jovens com os mais variados perfis," afirma Razouk.

Pela proposta apresentada, os pilares de sustentação deste Novo Ensino Médio são o foco no Enem e nos concursos vestibulares, a elaboração de mecanismos de avaliação e uma nova plataforma digital que vai trazer livro digital interativo, recursos tecnológicos, além de mais de 3 mil videoaulas. Sobre os itinerários formativos, uma das grandes novidades do Novo Ensino Médio, alguns dos destaques são a Oficina de Textos e o Projeto de Vida. "Vivemos em um mundo em processo de disrupção, com um mercado de trabalho com grandes pontos de interrogação no que diz respeito às profissões e ocupações que irão surgir e se destacar e por tudo isso é muito importante que as escolas ajudem os jovens já a partir do 1° ano do Ensino Médio a desenvolverem seus projetos de vida, identificando talentos e habilidades que facilitem essa jornada", destaca Razouk.

Para a diretora pedagógica do Sistema Positivo de Ensino, Acedriana Vogel, as mudanças trazem um novo conceito de escola, com novas formas de organização da grade curricular, que vem mais flexível e diversificada, para conquistar o aluno e que possa fazer sentido para ele. "O objetivo é garantir que o aluno seja capaz de assumir um protagonismo maior no seu processo de formação, que ele se encontre e realize o desenvolvimento de competências necessárias. As escolas vão poder, a partir dos itinerários formativos criados, oferecer inúmeros caminhos para esses jovens", afirma Acedriana. A diretora pedagógica destaca também que essa nova proposta vai fazer com que as escolas ganhem ainda mais relevância para os alunos. "O estudante vai poder ir à escola sabendo que lá ele será compreendido e haverá quem o escute", finaliza.


Sobre o Sistema Positivo de Ensino

É o maior e mais tradicional sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece às escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e também a família do aluno com conteúdo diferenciado. Para os estudantes, são ofertadas atividades integradas entre o livro didático e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagógico focadas em diversas disciplinas, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administração escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados às áreas de pedagogia, marketing, finanças e questões jurídicas. A família participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteúdo específico, que contempla revistas e webconferências voltados à educação.



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