04/08/2020 às 12h09min - Atualizada em 04/08/2020 às 12h09min

Pacientes que perdem olfato por Covid-19 podem não voltar a sentir cheiros

Estudo brasileiro acompanhou mais de 650 pessoas que tiveram sintoma. Dois meses após, cerca de 5% ainda não tinham recuperado capacidade

- 87 News
Metropoles
 

sintoma mais comum do coronavírus, a perda de olfato e paladar, pode ser permanente para alguns pacientes, sugere um estudo brasileiro. O fenômeno é conhecido como anosmia.

Pesquisadores do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP entrevistaram 650 pacientes infectados e os acompanham desde abril. Cerca de 80% relataram terem tido perda parcial ou total do olfato e 76% afirmaram ter perdido também o paladar (sintoma que está relacionado à anosmia).

Dois meses e meio depois do primeiro encontro, os cientistas reencontraram 140 participantes que tiveram perda de olfato. Mais de 95% deles disseram ter recuperando os sentidos, mas 5% seguiram com a alteração. Os resultados da pesquisa ainda precisam ser revisados pela comunidade científica antes de serem validados.

Para evitar problemas a longo prazo, a indicação é procurar ajuda médica assim que os primeiros sintomas aparecerem. Há alguns tratamentos que aceleram a recuperação e até trazem os sentidos de volta — a chave é a atenção precoce.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp