A pesquisa "O perfil do eleitor conectado brasileiro", é realizada a cada ano eleitoral com o objetivo de compreender a formação discursiva e simbólica dos eleitores brasileiros conectados.
Tendo sua primeira edição em 2014, a pesquisa, de método quantitativo, representa o esforço coletivo da escola de comunicação e marketing político Presença Online, da Vitorino&Mendonça, empresa especializada em estratégias políticas e eleitorais e do GERP, instituto de pesquisa.
Sobre a pesquisa "O perfil do eleitor conectado brasileiro"
Para o ano de 2020, a iniciativa contou com um grupo de pesquisadores da área de comunicação política que trabalharam no refinamento do questionário e na análise segmentada de dados.
No total, 3.995 eleitores responderam ao questionário, distribuído por e-mail e redes sociais, resultando em um rico banco de dados atualizado para candidatos e profissionais que atuam na área de comunicação e marketing político.
Os resultados da pesquisa partem de dados estatísticos e podem ser utilizados como base para o planejamento de campanhas eleitorais e ações de comunicação governamentais. O relatório foi dividido em temas como:
Como a pesquisa foi realizada?
Qual o perfil do eleitor brasileiro conectado?
Como o eleitor acesso à internet?
O que o eleitor quer saber do candidato?
Quais formatos de conteúdo o eleitor tem interesse?
Quem tem interesse em doar para campanha e qual o valor?
Como interpretar o perfil do eleitor conectado?
Webinar discute o perfil do eleitor conectado
Para compreender o perfil do eleitor conectado, o Guia do Marketing Político realiza no dia 15 de julho, às 19h um webinar gratuito com Maíra Moraes, pesquisadora e coordenadora da iniciativa.
Para participar basta cadastrar-se para receber o link do evento.