21/07/2020 às 16h10min - Atualizada em 21/07/2020 às 16h10min

PL 1328 que suspende parcelas de empréstimos consignados dos aposentados não deve entrar em pauta de urgência na Câmara do Deputados

- 87 News
De acordo com fontes ligadas a Câmara dos Deputados, o PL 1328/2020 aprovado pelo Senado no mês de junho e encaminhado à Câmara, não tem previsão de entrar na pauta do Plenário.

O motivo é que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia não considera a matéria de urgência, pois segundo seu entendimento, os aposentados não sofreram interrupção ou diminuição nos seus vencimentos, o que em tese, não motivaria a suspensão das parcelas dos consignados.

Alguns parlamentares contrários ao entendimento de Maia, argumentam que mesmo sem corte nos valores das aposentadorias, existem muitos aposentados que foram afetados pela pandemia de diversas maneiras, como gastos com medicamentos, membros do circulo familiar que foram demitidos, entres tantos outros fatores que de forma indireta acabaram por diminuir a renda familiar ou aumentando as despesas.

Outro fator que estaria impedindo o PL 1328/2020, segundo a mesma fonte, seria a inclusão do funcionalismo público, tendo em vista que fortalece o entendimento de Maia, da falta de urgência na matéria, tendo em vista que esta classe não teria sido afetada diretamente pela Pandemia. Fato que também é contestado pelos parlamentares que apoiam a PL, tendo em vista que o projeto prevê que a suspensão ocorra dentro de critérios, sendo um deles, a comprovação que tenha ocorrido diminuição da renda familiar provodaca por demissão de filhos ou conjuges em razão da pandemia.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp