19/07/2019 às 11h54min - Atualizada em 19/07/2019 às 11h54min

Dia Nacional do Futebol é comemorado nesta sexta

- 87 News
LARM
Hoje comemoramos no Brasil o Dia Nacional do Futebol! A celebração da data foi estabelecida em 1976 pela então Confederação Brasileira de Desportos - CBD, antecessora da Confederação Brasileira de Futebol - CBF, em homenagem ao Sport Club Rio Grande, da cidade gaúcha de Rio Grande, que é o clube mais antigo em atividade do Brasil e foi fundado há exatos 119 anos, no dia 19 de julho de 1900.

O futebol chegou ao Brasil em 1894, através de Charles Miller, que estudou na Inglaterra, onde aprendeu a dominar as técnicas futebolísticas. Ao retornar para o Brasil, trouxe uma bola e um jogo de uniformes. Charles Miller introduziu o futebol no São Paulo Athletic Club, clube de cricket do qual era sócio.

LARM: Em 5 de maio de 1948, na sede social do extinto Olímpico Basquete Clube, onde é hoje o atual Colégio São Bento, na rua Santo Antônio, no centro de Criciúma, os senhores Olavo de Assis Sartori, Adamastor Martins da Rocha, Sinval Rosario Bohrer, Eloy Rodrigues dos Santos, Irio Manganelli, Almiro Cechinel, Lauro Nicolazzi, Pedro Vergara Correa, Mario Ruiz, Abilio Zilli, Antônio Ronchi, Rubens Garcia, Hercílio Amante, José Bezerra dos Santos, entre outros, lá estavam reunidos para emplacar um grande iniciativa: fundar a Liga Atlética da Região Mineira. Segundo o estatuto da entidade, Comerciário Esporte Clube, Esporte Clube Próspera, São Paulo Futebol Clube, Ouro Preto Futebol Clube e Atlético Operário Futebol Clube são os clubes fundadores da Liga.

FCF: Fundada em 12 de abril de 1924 com o nome de Liga Santa Catharina de Desportos Terrestres, a história da regulamentação do futebol em Santa Catarina começou na Rua Esteves Júnior, no Centro de Florianópolis, no Gymnasio Catharinense, atual Colégio Catarinense, berço da educação e da prática desportiva, onde se reuniram os representantes do Atlético Florianópolis, Avahy, Figueirense, Internato e Trabalhista, para registrar a ata de fundação da atual, Federação Catarinense de Futebol.

CBF: A Confederação Brasileira de Futebol - CBF surgiu no dia 20 de agosto de 1914, como Confederação Brasileira de Desportos, através das entidades cariocas e paulistas da época que comandavam o esporte, Liga Paulistana de Futebol - LPF, Liga Metropolitana de Esportes Atléticos - LMEA e Associação Paulista de Esportes Atléticos - APEA, que resolveram suspender as atividades da Federação Brasileira de Futebol - FBF e da Federação Brasileira de Esportes - FBE para unificar as decisões na Confederação Brasileira de Desportos - CBD.

IFAB: A International Football Association Board-IFAB, é composta por dois representantes de cada uma das quatro federações de futebol do Reino Unido, Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda. A IFAB se reuniu pela primeira vez no dia 2 de junho de 1886 por sugestão da federação inglesa. Em uma época em que o esporte bretão não era praticado da mesma maneira em todos os países, o órgão foi instituído a fim de elaborar e proteger as regras fundamentais do futebol. O objetivo da IFAB é preservar as regras de jogo, supervisionar a sua aplicação, estudá-las e, eventualmente, modificá-las.

FIFA: Com o rápido crescimento do futebol pelo mundo, sete países se reuniram em Paris em 21 de maio de 1904 para criar a Fédération Internationale de Football Association (FIFA). Em 1906, o presidente do IFAB, Daniel Burley Woolfall, sucedeu o francês Robert Guérin na presidência da FIFA. No mesmo ano, a IFAB afiliou-se à FIFA e, em 1913, a FIFA tornou-se membro da IFAB. 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp