18/12/2018 às 11h27min - Atualizada em 18/12/2018 às 11h27min

Putin diz que Rússia pode fabricar mísseis de médio alcance se EUA deixarem acordo nuclear

Governo dos EUA ameaçou deixar tratado assinado em 1987 ao acusar a Rússia de violar os termos.

g1.com.br


O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta terça-feira (18) que o país poderia "facilmente" criar e instalar mísseis de médio alcance em bases terrestres caso os Estados Unidos deixem o tratado sobre armas nucleares firmado entre em 1987 entre os EUA e a então União Soviética.

Os EUA haviam acusado a Rússia de desobedecer o Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário assinado por Washington e Moscou ainda na Guerra Fria. Os norte-americanos ameçaram deixar o acordo a não ser que a Rússia voltasse a respeitá-lo.

Nesta terça, Putin negou que o país violasse o acordo, segundo a agência Reuters. Ele afirmou, no entanto, que desenvolveu mísseis transportados pelo ar ou de bases marítimas, e disse que poderia facilmente desenvolver mísseis terrestres caso Washington deixasse o pacto.

O governo da Rússia já havia comentado que a ameaça de Trump deixaria "o mundo mais perigoso". Moscou espera "explicações" da parte de Washington, que alegou violações da Rússia para tomar essa decisão.

    "As iniciativas deste tipo, caso aconteçam, deixarão o mundo mais perigoso", afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

Trump quer deixar acordo

Montagem com fotos de Putin e Trump — Foto: Pavel Golovkin/Pool via Reuters; Jonathan Ernst/Reuters Montagem com fotos de Putin e Trump — Foto: Pavel Golovkin/Pool via Reuters; Jonathan Ernst/Reuters

Montagem com fotos de Putin e Trump — Foto: Pavel Golovkin/Pool via Reuters; Jonathan Ernst/Reuters

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou em outubro que os Estados Unidos vão se retirar do tratado sobre armas nucleares assinado com a então União Soviética durante a Guerra Fria, caso o governo Putin não respeitasse os termos do acordo. Trump também acusou Moscou de violar o documento há anos.

O Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário (INF, sigla em inglês) foi assinado em 1987 pelos então presidentes americano e soviético, Ronald Reagan e Mikhail Gorbachov, respectivamente.

"A Rússia não respeitou o acordo. Iremos encerrá-lo e desenvolver estas armas", anunciou Trump em Elko, Nevada, onde participou de um ato eleitoral.

    "Não iremos deixar que violem o tratado e fabriquem estas armas quando a nós isto não é permitido", criticou o presidente republicano.

O governo Trump se queixa da implantação por Moscou do sistema de mísseis 9M729, cujo alcance, segundo os Estados Unidos, supera 500 quilômetros, violando o texto do INF.

O tratado, que suprime o uso de uma série de mísseis de 500 a 5000 quilômetros de alcance, colocou fim à crise gerada nos anos 1980 pela implantação dos SS-20 soviéticos, que apontavam para as capitais ocidentais.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp