18/06/2020 às 17h25min - Atualizada em 18/06/2020 às 17h25min

Pesquisa vai testar todos profissionais da Saúde de Cocal do Sul contra COVID-19

Antonio Roseng - 87 News
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cocal do Sul
A prefeitura municipal de Cocal do Sul/SC iniciará na próxima segunda-feira, 22/06, uma importante pesquisa em parceria com a Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Essa pesquisa tem como objetivo estimar a prevalência de COVID-19 em profissionais da saúde do município de Cocal do Sul. A equipe de pesquisadores é composta pela Dra. Luciane Bisognin Ceretta, pela médica epidemiologista Maria Inês da Rosa, pelo matemático e doutor em Ciências da Saúde Kristian Madeira, pelas acadêmicas do curso de medicina Amanda Dagostim e Luana Presado, além de outros profissionais coordenados pela secretária de saúde do município, Sinara Crippa Millanez e pela coordenadora da vigilância epidemiológica de Cocal do Sul, Gilmara Correa Viel.

A importância dessa pesquisa, além de fomentar dados epidemiológicos científicos para estimar a prevalência de COVID-19 em profissionais da saúde de Cocal do Sul/SC, se traduz na condução de medidas de saúde coletiva, no estabelecimento de diretrizes para a gestão embasados em indicadores com evidências científicas e por fim, na minimização da morbimortalidade da doença entre esses profissionais.

A pesquisa será realizada com todos os 160 profissionais da área da saúde, que serão testados para COVID-19 por meio do teste rápido e responderão a um questionário elaborado em parceria com pesquisadores da UNESC.

Para a secretaria de saúde de Cocal do Sul, Sinara Crippa Millanez, todas as parcerias com a universidade são de extrema importância. “Esta pesquisa será fundamental para os profissionais que estão na linha de frente ao combate ao Coronavírus. Eles precisam estar saudáveis, já que atendem centenas e centenas de pessoas, e paralelamente a população será protegida. Essa ação será qualidade de vida e saúde, para o trabalho do dia a dia no atendimento a população”, afirma a secretária.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp