11/06/2020 às 10h15min - Atualizada em 11/06/2020 às 10h15min

O que significa o feriado de Corpus Christi? Entenda

Data celebra o sacramento da eucaristia

- 87 News
NSC TOTAL

A comemoração de Corpus Christi está no calendário da igreja católica desde 1264, quando a data foi oficialmente definida, pelo então papa Urbano IV, como comemorativa a um dos princípios mais importantes do catolicismo: o sacramento da eucaristia, que relembra a morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Corpus Christi é uma expressão originária do latim, sua tradução para o português significa “corpo de Cristo”. Dentro da teologia católica acredita-se que após serem consagrados, hóstia e vinho, se transformam em essência na carne e sangue de Cristo.

A realização da eucaristia é uma referência à Última Ceia, realizada durante a Semana Santa. É também por esse motivo que as comemorações de Corpus Christi ocorrem há exatos 60 dias após a Páscoa.

No Brasil a tradição de celebrar a data chegou com os portugueses representada pela atividade de produzir tapetes a partir de produtos como serragem, borra de café e areia. São tapetes ornamentados com desenhos bíblicos, que fazem alusão ao corpo, pão e cálice, vinho. Na data, sempre uma quinta-feira, fiéis se reúnem para uma procissão que segue o ostensório — peça que armazena o Corpo de Cristo na hóstia — que é carregado pelo sacerdote sobre os tapetes.

A data não é considerado feriado nacional, mas é ponto facultativo. 

Este ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, a celebração será adaptada as orientações de órgãos de saúde que visam diminuir a disseminação do vírus covid-19. Em Blumenau, os tradicionais tapetes e procissões estão suspensos e padres estão autorizados a abençoar os fiéis apenas a distância. Eles poderão passar com o Santíssimo Sacramento em carro aberto, em frente às igrejas das comunidades, aos locais de atendimento a doentes e casas de repouso e presídios, para, do carro, fazer a benção.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp