09/06/2020 às 12h52min - Atualizada em 09/06/2020 às 12h52min

OMS recua e diz que transmissão de Covid-19 por pacientes assintomáticos está acontecendo

- 87 News
REUTERS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou nesta terça-feira (9) que a transmissão do novo coronavírus por pessoas que não apresentam sintomas de Covid-19 está acontecendo, mas é necessário determinar o quanto. 

“Estamos absolutamente convencidos de que a transmissão por casos assintomáticos está acontecendo, a questão é o quanto”, disse Michael Ryan, diretor executivo do Programa de Emergências da OMS, durante uma live.

O esclarecimento surge um dia depois que a líder técnica da organização e epidemiologista, Maria Van Kerkhove, afirmou que "a partir dos dados que temos, ainda parece raro que uma pessoa assintomática realmente transmitir adiante para um indivíduo secundário". Ainda assim, ela ressaltou que existe diferença entre assintomáticos e pré-sintomáticos.

A fase pré-sintomática refere-se aos estágios iniciais de uma doença, antes que os sintomas se desenvolvam, enquanto um paciente assintomático é aquele que não apresenta sintomas durante o curso de uma infecção.

Nesta terça, Van Kerkhove disse que os estudos mostram que as pessoas infectadas com Covid-19 têm mais risco de transmitir a doença quando apresentam os primeiros sintomas.

"O que eu estava me referindo ontem na entrevista coletiva era a alguns poucos estudos que tentaram analisar casos assintomáticos com o tempo. Há uma quantidade pequena dessas pesquisas, e eu apenas respondi a uma pergunta na coletiva. Eu não estava determinando uma política", explicou Van Kerkhove.

"A questão não é apenas quem está transmitindo para os demais, mas quando. Os dados ainda são muito preliminares", afirmou a epidemiologista. "Usar máscara reduz a possibilidade de transmissão por assintomáticos ou pré-sintomáticos", acrescentou.

Segundo ela, um subgrupo de infectados não desenvolve sintomas, mas ainda pode infectar outros indivíduos. Além disso, cerca de 40% das transmissões podem ocorrer por casos assintomáticos.

"Há um período em que a pessoa está começando a ficar doente e o vírus se espalha. É isso que torna tão difícil pará-lo", disse Michael Ryan.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://87news.com.br/.

Audiência Pública para discutir o binário de Cocal do Sul: você é a favor ou contra?

57.4%
42.6%
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp