09/06/2020 às 10h50min - Atualizada em 09/06/2020 às 10h50min

Brasil quer investigação sobre OMS antes da pandemia acabar, diz chanceler

- 87 News
UOL
O Brasil vai propor uma investigação sobre a atuação da (Organização Mundial de Saúde) OMS durante a pandemia do novo coronavírus e quer uma reforma no órgão. Segundo o chanceler Ernesto Araújo, tais medidas devem ser propostas durante a crise da covid-19. "O Brasil vê com muita preocupação a atuação da OMS, a questão da influência política e de perguntas como a origem do vírus, o compartilhamento de amostras, uso da hidroxicloroquina. Em todos esses aspectos a OMS foi e voltou atrás inúmeras vezes e isso é prejudicial", disse Araújo durante a reunião do Conselho Ministerial, em Brasília.

raújo afirmou que "o Brasil está em conversa com Austrália e países da União Europeia ara levar adiante uma investigação sobre a influência de "atores políticos" sobre "métodos de transparência" e outras questões em relação à resposta da organização à epidemia e propor "uma reforma da OMS". No entanto, ele não deu mais detalhes sobre qual seria a proposta brasileira. Existem duas propostas sendo analisadas na Assembleia-Geral da OMS. Uma delas foi apresentada por Austrália e União Europeia sobre uma investigação sobre a origem e a expansão do novo coronavírus no mundo.

Uma outra proposta feita em cima de um texto apresentado pela UE pede uma avaliação externa especificamente da resposta em relação à epidemia de coronavírus. Esse texto tem apoio de Japão, Austrália, Canadá, Reino Unido, entre outros. Até agora, o texto pede que a própria OMS inicie uma avaliação externa "independente, imparcial e completa" da ação da Organização na epidemia. Recentemente, o presidente Jair Bolsonaro ameaçou deixar a OMS por divergências sobre como o órgão vem conduzindo a crise da covid-19. Na última sexta-feira, ele alertou que se a OMS não mudasse seu comportamento considerado como "ideológico" pelo Palácio, ele poderia seguir o mesmo caminho de Donald Trump e romper com a agência.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp