27/05/2020 às 18h05min - Atualizada em 27/05/2020 às 18h05min

De uma prática milenar o incentivo a criatividade

Dia do Ceramista lembra as atividades desenvolvidas com os alunos da Satc

- 87 News
SATC

Fazer do barro a arte, esse é o dom de todo ceramista. Uma arte, que em Criciúma virou fonte de renda e hoje é uma indústria que rende milhões de reais todos os anos para a economia da região. A prática da cerâmica é uma das mais antigas do mundo e aguça no ser humano a criatividade, a imaginação e aprimora as funções motoras. Se, por um lado, as cerâmicas que geram milhões se utilizam muito mais das máquinas para produzir hoje em dia, na Satc, as crianças aprendem na prática a arte, relembrando os ceramistas antigos e colocando a criatividade para funcionar.

Os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental (integral) têm aulas complementares de Arte Cerâmica uma vez por semana, realizadas normalmente até a suspensão por conta da pandemia do coronavírus. Nas aulas, são estimuladas a criatividade e imaginação dos alunos por meio da massa orgânica (argila).

"Apresentamos aos alunos à cultura de diversos povos e dentro disso elaboramos atividades com práticas nativas. Os alunos também conhecem à história da cerâmica e aprendem a valorizar esta arte milenar que acompanhou a evolução da humanidade", explica o professor de cerâmica artística Josimar da Cruz.

O processo cerâmico também é tema das aulas, com a preparação de material e com os alunos conhecendo e praticando técnicas argilosas e o processo de queima.  Além de modelar, os alunos pintam e decoram esses objetos cerâmicos. "Ao final de cada semestre, eles levam alguns dos objetos artísticos pra casa", conta o professor.

Durante as aulas os conteúdos são amplos, mas sempre contando com a prática. Aulas livres com atividades com brinquedos argilosos, arremesso de bolinhas de argila no alvo, autorama argiloso, confecção de quebra cabeça, modelagem argilosa de bonecos, animais, vasos, carrinho entre outros. Os alunos do Ensino Fundamental (do integral I e escola de Talentos) também aprimoram o empreendedorismo e confeccionam objetos cerâmicos inovadores.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://87news.com.br/.

Audiência Pública para discutir o binário de Cocal do Sul: você é a favor ou contra?

57.6%
42.4%
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp