19/05/2020 às 17h44min - Atualizada em 19/05/2020 às 17h44min

Gamificação como ferramenta em aulas virtuais

Professor do curso de psicologia da Esucri utiliza a plataforma Classcraft como forma de metodologia ativa

Natasha Monteiro, sob supervisão de Amanda Ludwig/Traquejo - 87 News
ESUCRI

Desde a suspensão das aulas presenciais, professores de ensino superior vêm procurando alternativas para tornar o conteúdo online mais lúdico e interessante. O professor do curso de Psicologia das Faculdades Esucri Paulo de Tarso viu em uma metodologia ativa a forma ideal de ensinar os conceitos da Psicologia Analítica aos estudantes da oitava fase da graduação, que optaram por essa abordagem no Estágio Clínico.

 

Desenvolvido por professores americanos, o Classcraft é uma ferramenta online de gamificação também destinada a estudantes de ensino médio. O educador monta a ‘quest’ (aula) com as atividades a serem realizadas com recompensas de acordo com o tema estudado. 

 

“O aluno cria seu ‘avatar’ e inicia a ‘quest’. Na medida que vai progredindo, respondendo a perguntas ou realizando as provas, por exemplo, ganha pontos de experiência e assim pode melhorar a armadura do personagem. Conforme o avanço outras recompensas serão desbloqueadas, assim como em um jogo comum”, complementou o professor.

 

Cada etapa faz com que os estudantes se socializem mais e trabalhem juntos para ganhar o jogo. “Estamos sempre buscando novidades para os alunos da Esucri. Acompanho todo o desenvolvimento na plataforma. Enquanto estão jogando (assistindo à aula) estou disponível para os questionamentos dos alunos, e é possível acompanhar todo desenvolvimento do processo de aprendizagem deles”, explicou Tarso.

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://87news.com.br/.

Audiência Pública para discutir o binário de Cocal do Sul: você é a favor ou contra?

57.7%
42.3%
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp