19/05/2020 às 13h05min - Atualizada em 19/05/2020 às 13h51min

A importância da agricultura pecuária no Brasil

A perspectiva para 2020 é um aumento de 2,4% no PIB agropecuário, segundo informações divulgadas pelo Ministério da Economia.

DINO
https://www.sitiopema.com.br/


Há muito tempo a agropecuária desempenha um papel de grande importância no cenário da economia nacional. A perspectiva para 2020 é um aumento de 2,4% no PIB agropecuário, segundo informações divulgadas pelo Ministério da Economia.

A atividade agropecuária no Brasil representa 8% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro e gera emprego para pelo menos 10% da população economicamente ativa do país.

Outro ponto a ser destacado acerca da relevância que a agropecuária possui no Brasil é quanto à ocupação do território que teve início com a produção de cana-de-açúcar, posteriormente do café e, por fim, a pecuária, que conduziu o povoamento do interior do país.

Por exemplo, o valor bruto da produção agropecuária (VBP) do Brasil em 2019 foi estimado em R$ 603,4 bilhões, alta de 1,2% em relação a 2018 e segunda maior marca registrada pelo país, segundo o Ministério da Agricultura.

O que tem ajudado o crescimento da agricultura pecuária?
O uso de ferramentas modernas é o responsável na melhora do produto colhido, evita perdas, otimiza o trabalho e diminui o impacto ambiental causado pela produção.
https://www.sitiopema.com.br/produtos-agricolas-tecnologia/

A agricultura de precisão também é um método de gestão da produção agrícola que otimiza por meio de vários fatores, como o controle de sua variabilidade espacial, por exemplo.
https://www.sitiopema.com.br/o-que-e-agricultura-de-precisao-em-pequenas-propriedades/

Essa tecnologia usa da informação para coletar dados e realizar um acompanhamento da variabilidade do clima e do solo.

Como esta os crescimentos anuais?
Em 2019, o Brasil teve um ano de alta nas carnes, especialmente com o aumento das exportações para a China, cuja criação de porcos foi dizimada pela peste suína africana, levando o país a buscar tanto proteínas alternativas quanto a própria carne suína em outras nações.

Para 2020, a projeção era de continuar o crescimento, mas com a pandemia, o cenário ficou diferente. A agropecuária não irá parar de crescer, mas crescerá menos.

A agropecuária deve crescer 3,8% neste ano, avalia o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) que também ressaltou a importância da agropecuária para abastecer o país de suprimentos e ajudar os brasileiros a passar por esse momento.



Website: https://www.sitiopema.com.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp