Com as mudanças contínuas na sociedade, gerando novas percepções e novos comportamentos das pessoas, muitas marcas têm sentido a necessidade de atualizar sua imagem e seu discurso. Seja para comunicar novos posicionamentos ou para traduzir sua essência original para novos públicos, mudar a identidade visual e a proposta de uma marca com décadas de existência requer planejamento, inteligência de mercado e estratégia.
Com 56 anos de história, a Copacol é uma cooperativa pioneira na produção de frango de corte na região oeste do Paraná e no sistema integrado de peixe no Brasil. Além de abastecer o mercado nacional, sua produção rompe fronteiras e chega às gondolas de mais de 60 países. Uma marca que percorre grande parte do mundo, e que agora, renova sua estratégia de comunicação.
A nova identidade visual reposiciona e fortalece a presença da cooperativa no mercado interno e externo, traduzindo a sua essência de cooperar por um mundo melhor. Assim, a marca pretende reforçar o seu compromisso com todos os seus stakeholders, de ser uma organização responsável, inovadora, transparente e que produz alimentos seguros e saudáveis.
“Vamos apresentar a nossa essência para o mundo, evidenciar o nosso orgulho de ser cooperativa, mostrar o cuidado que temos com o desenvolvimento dos nossos colaboradores e dos cooperados, a preocupação com a comunidade e a qualidade única dos produtos saudáveis, leves e saborosos que produzimos todos os dias para nossos clientes e consumidores”, ressalta o Diretor Presidente da Copacol, Valter Pitol.
A cooperativa busca se adaptar as mudanças de comportamento do mercado, e para isso, realizou um estudo de percepção da sua marca junto aos consumidores e clientes supermercadistas/atacadistas, com o objetivo de consolidar a cooperativa como a marca de alimentos que mais coopera com as pessoas.
Dentro desta nova estratégia de aproximação com clientes e consumidores, e como forma de traduzir essa linguagem de maneira única e expressiva, foi desenvolvido o “C”, um elemento de apoio gráfico que reforça a nova identidade e ajuda a fortalecer as percepções sobre a imagem da cooperativa. Esse e outros elementos, reformulam a maneira pela qual a marca vai se comunicar com estes públicos, ao representar a força e a confiança que a marca possui.
“Nós realizamos pesquisas quantitativas e qualitativas em várias regiões do país em locais estratégicos. Foram mais de 700 entrevistas com consumidores finais, clientes, colaboradores e cooperados, fundamentais para construímos uma identidade visual sólida e aplicarmos o reposicionamento da nossa marca, com a estratégia de branding e comunicação para o consumidor”, explica Alessandro Guerra, gerente de marketing da Copacol.
Guerra explica ainda que todo o projeto está inspirado na cooperação e o novo logotipo possui letras com intersecções, como se dessem as mãos e cooperassem entre si para atingirem um objetivo em comum. Em paralelo a isso, foi desenvolvido um novo slogan, o “Coopera Sempre”, trazendo a verdadeira essência da marca: cooperar. “Mais que uma atitude, este sentimento faz parte do dia a dia da empresa, que busca na cooperação um meio de desenvolver o mundo e as pessoas”, finaliza o gerente.
Uma marca é um conjunto de experiências e associações feitas pelo consumidor a uma dada empresa. Um processo de rebranding nunca termina com o lançamento do novo slogan e da nova logo. Na verdade, esse é apenas o começo de um processo mais longo de absorção por parte do público, e que deve ser seguido de um constante monitoramento social.