14/05/2020 às 12h40min - Atualizada em 14/05/2020 às 12h40min

CMDCA PEDE ATENÇÃO PARA POSSÍVEIS ABUSOS CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES, EM TEMPO DE PANDEMIA, E LEMBRA OS CANAIS DE COMUNICAÇÃO PARA DENÚNCIAS

Antonio Roseng - 87 News
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cocal do Sul
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Cocal do Sul está chamando atenção para conscientização e para a situação do confinamento. A preocupação é com a situação de isolamento provocado pelo COVID-19 e o afastamento das crianças do espaço escolar, que pode dar vasão à violências contra os vulneráveis, e de possíveis abusos. Para alertar sobre essas situações, o CMDCA está reforçando os canais de denuncia que é o telefone DISQUE 100, do aplicativo Direitos Humanos Brasil, além do atendimento do Conselho Tutelar do município.
 
Segundo a presidente do CMDCA, Jordana de Souza Bortolotto de Faveri, a preocupação é que muitas denúncias partiam da escola. “Algumas denúncias partiam da escola, que indicava e observava. E neste momento é um apoio que a criança, pode não estar tendo”, analisa. Segundo ela, neste momento é necessário que os vizinhos, ou os parentes observem essa situação e possam auxiliar de forma responsável.
 
Funcionamento do DISQUE 100
 
O Disque 100 funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem gratuita, de qualquer telefone fixo ou celular, bastando discar 100. O serviço pode ser considerado como “pronto socorro” dos direitos humanos pois atende também graves situações de violações que acabaram de ocorrer ou que ainda estão em curso, acionando os órgãos competentes, possibilitando o flagrante.
 
A presidente do CMDCA, de Cocal do Sul, lembra que o Disque 100 recebe denúncias anônimas e fornece número de protocolo para que o denunciante. É uma forma de acompanhar o andamento da situação”, explica. O Disque 100 recebe, analisa e encaminha denúncias de violações de direitos humanos relacionadas a crianças e adolescentes, pessoas com deficiência, pessoas em restrição de liberdade; população em situação de rua, discriminação ética ou racial; tráfico de pessoas, trabalho escravo, moradia e conflitos urbanos.
APP DIREITOS HUMANOS
 
Pelo aplicativo também é possível realizar denúncias relacionadas aos Direitos Humanos, tanto de forma identificada ou anônima. Assim como as realizadas por telefone, cada denúncia recebe um número de protocolo para acompanhamento em tempo real dos andamentos. Será possível realização de denúncias por vídeo chamada, e chat direito com um atendente devidamente capacitado.
 
CONSELHO TUTELAR
 
O CMDCA informa que outro canal de denúncia importante é o Conselho Tutelar que está atendendo normalmente, das 8h às 12h, e das 13h às 17h, de segunda-feira à sexta-feira, no Bairro Jardim Itália, Rua Castro Alves. Os telefones são 3444-6032 ou o plantão (48) 999844204.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp