13/05/2020 às 07h15min - Atualizada em 13/05/2020 às 07h15min

OPINIÃO: Falta de água

- 87 News
FALTA DE ÁGUA

Chegou a 98% o percentual de residências sem água na cidade de Cocal do Sul segundo projeção do próprio SAMAE. As reservas das barragens e rios que abastecem o município estão cada vez mais críticas. Os poços artesianos são uma solução inviável, devido ao alto alto nível de fluor existente, que causaria danos a saúde.

A questão é realmente crítica e o grande culpado é o próprio ser humano que vem devastando o meio ambiente, sem se preocupar com o futuro. Digo isso porque inúmeras nascentes de água foram destruidas pela ação do homem. Loteamentos, desmatamentos, construções e tantos outros fatores provocados pela ação do homem, acabaram com o ecossistema e atingiram nascentes que alimentavam muitos de nossos rios. A consequência estamos vivendo agora.  

A sugestão para melhorar o nosso fututo abastecimento de água é criar um grupo de estudos, mapear todos os rios que abastecem o município e realizar um trabalho sério de recuperação da mata ciliar em toda a extensão dos rios, coibir a captação e eventuais desvios de água sem planejamento adequado, identificar nascentes existentes, fazendo a devida proteção delas e nos casos de estarem sendo interrompidas para abastecer açudes em propriedade rural, que seja orientado à reestabelecer um percentual minimo para o fluxo dos rios, proibindo a interrupção total.

Outra sugestão é que se faça um projeto de lei, que permita a redução de valores nas contas de água, para residências que implantem projetos de autosustentabilidade, como o reaproveitamento de água tratada para descargas de banheiros e limpeza de carros e calçadas, pois o maior desperdício que temos, em praticamente todas as residências, é usarmos água tratada, para dar descarga em banheiro. Temos que começar a reavaliar muitos pontos relacionados ao consumo racional de água tratada.

A boa notícia é que a chuva começou a dar o "ar da graça" em nossa região, ainda que não seja o suficiente para reestabelecer o níveis dos reservatórios, mas já traz um alento. Mesmo assim, temos que nos preocupar com o futuro. Que tudo isso sirva de lição para todos nós. Não podemos apenas ficar cobrando do poder público, se não fizermos a nossa parte. A água é um recurso natural e a preservação deste recurso é essencial para a nossa sobrevivência.  

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp