A crise atual causada pela rápida disseminação do Coronavírus no mundo tem se mostrado bastante desafiadora para grande parte dos governos e das organizações privadas.
As instituições vivem um dilema entre prosseguir com o isolamento total da população e os impactos que o mesmo pode causar na economia, sem saber até quando essa situação pode perdurar. No Brasil, esse cenário ainda se une à crise econômica dos últimos anos e à crise política, tornando o contexto mais desafiador.
Nesse momento, consegue-se ter certeza de poucas coisas. Uma delas é que o comportamento dos cidadãos ao redor do mundo não voltará a ser o mesmo, o que muitos estão denominando como o novo normal. Além disso, é preciso considerar que os impactos da crise da Covid-19 serão bem diferentes entre os segmentos de negócio.
Após tamanha imprevisibilidade gerada pela pandemia, projetar os cenários futuros e garantir a resiliência do negócio tornou-se um exercício de extrema incerteza, demandando perspectivas e vivências diferenciadas para encontrar um caminho comum onde a liderança esteja segura para seguir.
Os impactos da crise da Covid-19 serão bem diferentes entre os segmentos de negócio. Enquanto alguns segmentos devem ter uma alta sustentável, outros deverão encarar uma retomada lenta da demanda, impactando de forma aguda as empresas. E, para solucionar tamanho desafio, a Bip Brasil desenvolveu uma abordagem composta por três etapas:
Etapa 1: Strategic Envisioning
Pressupõe uma sessão de leadership enlightenment, com o objetivo de impactar e engajar a liderança com insights sobre o “novo normal”. Em seguida, sugere-se a realização de workshops com os participantes para aplicação do “New normal” Canvas.
A metodologia permite entender as perspectivas futuras, desenhar cenários em um contexto de incerteza e avaliar os impactos na estratégia. Os outputs do Canvas são iniciativas estratégicas e táticas, que permitem enfrentar as transformações do “novo normal” a curto e longo prazo.
Etapa 2: Business Resilience Planning
Após a reestruturação do plano estratégico, uma série de iniciativas poderá ser avaliada dependendo da intensidade dos impactos no negócio e do nível de maturidade de soluções já desenvolvidas. Para cada impacto, devem ser apresentadas potenciais soluções. Entretanto, outras iniciativas também poderão ser identificadas conforme o contexto da empresa.
Etapa 3: Agile Rooms Implementation
O contexto com incertezas, frequentes ações governamentais e trabalho remoto requer uma atenção e energia dos colaboradores das empresas que vai além do comum. Nesse cenário, a implantação do plano estruturado anteriormente torna-se extremamente desafiador e com chances relevantes de insucesso.
Nesse sentido, acredita-se em uma abordagem baseada na agilidade com estabelecimento de Agile Rooms, estruturando times ágeis com suporte integral de especialistas Bip e ferramentas adaptadas para o trabalho remoto. Dessa forma, será possível responder com maestria às prováveis mudanças, falhas e aprendizados.
Neste modelo, atua-se por sprints, com alocação de consultores Bip aportando conhecimento, metodologias e técnicas para diferentes soluções demandadas. Além disso, o time da Bip promove o coaching das diferentes salas, garantindo a aplicação dos princípios ágeis, facilitando as interações e mantendo o tracking das ações propostas, sempre com foco em resultados. Essa abordagem, além de acelerar a implementação das iniciativas estratégicas, impulsiona a evolução da maturidade dos colaboradores envolvidos nas Agile Rooms.
Acesse a abordagem Bip, com a perspectiva completa sobre as possíveis mudanças nos comportamentos do ser humano após a pandemia e os respectivos impactos nas organizações.
A abordagem proposta possibilita extrair o máximo da criatividade e vivência dos líderes da organização, em um momento em que todos já são parte do problema, porém necessitam tornar-se parte da solução.
Autores: Wagner Pereira, Filipe Toledo e Murilo Maciel - consultores da Bip Brasil
A Bip é uma consultoria internacional, presente no Brasil desde 2007. Fundada em 2003, na Itália, possui mais de 2700 profissionais, com projetos em mais de 40 países e 12 escritórios em países da Europa, América e Oriente Médio.Especializada no redesenho e transformação de grandes organizações para enfrentar desafios atuais e futuros.
Fundada em 2003, na Itália, possui mais de 2700 profissionais, com projetos em mais de 40
Tenha acesso à abordagem completa em: https://bipbrasil.com.br/o-novo-normal-nossa-proposta-para-o-momento-pos-covid-19/