09/05/2020 às 12h57min - Atualizada em 09/05/2020 às 12h57min
OPINIÃO: Governador pode renunciar
- 87 News
RENÚNCIA DO GOVERNADOR DE SC
Um dos fortes comentários nos bastidores da política catarinense é a provável renúncia do Governador Carlos Moisés da Silva. O impacto da megaoperação deflagrada na manhã deste sábado, 09, atingiu de forma contundente o Governo do Estado. Pelo menos dois nomes fortes ligados à Carlos Moisés são alvos desta operação, Helton Zeferino, ex-Secretário do Estado da Sáude e Dougla Borba, Secretário da Casa Civil.
Em transmissão feita hoje, de forma restrita para um grupo de empresários, Carlos Moisés fez declarações atrapalhadas, confessando que a compra dos respiradores ocorreu por desespero. Basicamente falando isso, o governador praticamente assumiu que tinha conhecimento da compra e do pagamento antecipado. Isso pode complicar ainda mais a situação. Pesa ainda o pedido de impeachment que será protocolado na terça-feira, 12, pelo ex-lider do governo, deputado Maurício Skudlark. Pelo que se sabe, o governador não deve ter mais que 10 votos entre os deputados, o que significa que não irá conseguir barrar a abertura do processo.
Outro fator importante é que desde que assumiu o governo, Carlos Moisés tem ouvido apenas um reduzido grupo de oficiais da PM em todas as suas decisões, não buscando abertura com os deputados ou com outros segmentos e também não trouxe qualquer benefício para a sua própria base, a Segurança Pública, onde o descontentamento de praças, policiais civis e agentes penitenciários é público. Com isso Carlos Moisés se tornou o governador mais isolado da história de Santa Catarina.
Quem pulou cedo do barco, foi a vice-governadora Daniela Reinehr, que durante esta semana pediu o afastamento de Douglas Borba, batendo de frente com Carlos Moisés.
O Jornalista Políbio Braga, escreveu em seu blog:
"Os boatos que circulam em Florianópolis é de que o governador Carlos Moisés, PSL, poderá renunciar a qualquer momento."
Vamos aguardar o desenrolar dos fatos.