07/05/2020 às 17h47min - Atualizada em 07/05/2020 às 17h47min

Curso de Sistemas de Informação utiliza a gamificação para fixação do conteúdo de forma lúdica

Natasha Monteiro, sob supervisão de Amanda Ludwig/ Traquejo Comunicação - 87 News
ESUCRI
 

De uns tempos para cá, o processo de ensinar e aprender deixou de ser baseado apenas na transmissão de conhecimentos, sendo a tecnologia uma grande aliada nesse período de quarentena. Pensando nisso, o curso de Sistemas de Informação da Esucri está utilizando a metodologia ativa de gamificação em seus encontros online. Os jogos motivam a ação dos alunos através de desafios, promovendo o aprendizado de modo criativo.

O professor do curso, Arildo Sônego, tem aplicado a técnica com seus alunos, através das aulas virtuais e um aplicativo de jogo de quiz, com perguntas relacionadas ao tema proposto na disciplina. “A aula torna-se mais interativa com a participação dos alunos jogando em tempo real. O desafio de estar bem posicionado no ranking do jogo aumenta o desempenho dos alunos, refletindo sobre as maneiras do processo de ensino e recepção das informações”, explicou.

As metodologias ativas são utilizadas como proposta para uma busca da participação efetiva e dinâmica de todos os envolvidos, pois estimula uma maior interação do aluno com os conteúdos apresentados pelo professor. Os alunos Emily Manenti e Wilian Arcenio relatam que as aulas com o uso dessa técnica são bem interessantes. “É uma experiência onde aprendemos e nos divertimos, está melhorando o desempenho de toda a turma”, ressaltou Manenti.

“Procuramos usar ferramentas que promovam ações motivacionais, identificando o comprometimento e  a satisfação dos alunos, adicionando criatividade de maneira lúdica. É um tempero para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, que traz benefícios para os alunos e para o curso, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho”, comentou a coordenadora do curso, professora Andréia Ana Bernardini.

“Metodologias ativas, gamificação, aulas virtuais, são algumas características que se tornam evidentes no desenvolvimento da criatividade, competências, autonomia e colaboração, principalmente no momento vivido pela área educacional”, concluiu Bernardini.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp